Rússia lança ordem de detenção contra irmão do opositor Navalny

A Rússia lançou, nesta quarta-feira (26), um mandado de prisão contra Oleg Navalny, irmão do opositor preso Alexei Navalny, acusado de não ter cumprido as condições prisionais de uma condenação que pesa sobre ele e que pode implicar sua prisão.

Este mandado de prisão foi tornado público um dia depois de seu irmão ter sido incluído na lista de "terroristas e extremistas", no âmbito da repressão das vozes dissidentes que se aplica no país há dois anos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Neste momento, Oleg Navalni, de 38 anos, aparece na lista de pessoas procuradas pelo Ministério russo do Interior, por crimes, comprovou a AFP.

Oleg Navalny foi condenado em agosto passado a um ano de prisão com a possibilidade de cumprir a pena em liberdade. Ele foi considerado culpado de desrespeitar as normas sanitárias em vigor pela pandemia do coronavírus e de ter pedido à população que participasse das manifestações a favor da libertação de seu irmão.

Seu advogado, Nikos Paraskevov, disse à agência de notícias Interfax que este mandado de prisão foi emitido porque a polícia não encontrou Oleg Navalny em casa e ainda não se sabe se deixou o país, como muitos opositores fazem.

Na segunda-feira, um tribunal de Moscou recebeu um pedido da administração penitenciária para converter a sentença em liberdade em uma sentença com admissão à prisão. A demanda será analisada em 18 de fevereiro.

Oleg e Alexei Navalny foram condenados em 2014 por uma questão de fraude, acusação que eles e seus colaboradores consideram puramente política.

Oleg passou três anos e meio preso e foi solto em 2018. Seu irmão recebeu uma condenação com a possibilidade de cumprir sua pena em liberdade. Quando voltou à Rússia em janeiro de 2021, Alexei Navalny foi preso por esse assunto.

acl-pop/mp/lch/bl/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Navalny justiça Russia oposição política polícia Oleg Navalny Alexei Navalny

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar