Papa Francisco pede paz para a Ucrânia

O chefe da Igreja Católica pediu orações pela paz e para que entre os líderes dos países

08:28 | Jan. 26, 2022

Por: AFP
Sala de aula destruída em uma escola perto da linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia, na vila de Peski, na autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR), no leste da Ucrânia, em 25 de janeiro de 2022. (foto: ANATOLII STEPANOV / AFP)

"Por favor, nunca mais guerra!", implorou nesta quarta-feira o papa Francisco, em referência a uma possível invasão russa da Ucrânia e das crescentes tensões entre Estados Unidos e Rússia sobre a questão.

"Nós falamos anteriormente sobre o Holocausto - pensem que mais de cinco milhões de pessoas foram exterminadas", afirmou o papa durante sua audiência geral semanal no Vaticano.

"Durante a última guerra, o povo sofreu fome, tanta crueldade. Eles merecem a paz", disse o pontífice.

O chefe da Igreja Católica pediu orações pela paz e para que entre os líderes dos países "prevaleça o diálogo e o bem de todos seja colocado acima dos interesses partidários".

"Peço ao Senhor com insistência que esta terra possa ver florescer a fraternidade e supere as feridas, os medos e divisões".

No domingo, Francisco declarou que acompanhava "com preocupação" as crescentes tensões na Ucrânia e convocou um dia de oração pela paz para quinta-feira.

A Rússia mobilizou mais de 100.000 soldados na fronteira com a Ucrânia, o que gera temores de uma invasão iminente.