Otan entregou resposta a demandas da Rússia sobre segurança
15:38 | Jan. 26, 2022
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) entregou nesta quarta-feira (26) sua resposta por escrito às demandas feitas pela Rússia sobre garantias de segurança, afirmou uma fonte da organização.
"A Otan entregou suas propostas à Rússia esta tarde", afirmou um funcionário da aliança militar atlântica.
Fontes diplomáticas disseram à AFP que o documento tinha sido entregue ao embaixador russo na Bélgica.
O governo de Moscou anunciou ter recebido uma resposta por escrito em separado de parte dos Estados Unidos, mediante o embaixador americano, John Sullivan.
A Rússia havia apresentado em dezembro os esboços de tratados propostos à Otan e aos Estados Unidos sobre a questão da segurança e a retirada da presença militar das proximidades da fronteira russa.
Estas demandas foram conhecidas no momento de uma profunda tensão na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, onde as forças russas concentraram um enorme contingente militar, despertando o temor de uma invasão ao território ucraniano.
A Rússia quer garantias de que a Ucrânia não será aceita na Otan e que a aliança militar fará recuar suas forças instaladas no flanco leste da Europa.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, já disse que a aliança militar está disposta a debater com a Rússia aspectos de segurança, mas insiste em que não fará concessões a seus "princípios básicos".
ahg/mb/mvv