Igualdade, paz e direitos humanos - 76 anos da Assembleia Geral da ONU

Já passaram pelo cargo 77 pessoas, mas apenas quatro eram mulheres. Diversos foram os países de origem dos presidentes

Em 10 de janeiro de 1946 aconteceu a primeira reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU), no Methodist Central Hall, em Londres. O evento ocorreu poucos meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a participação de representantes de 51 países. Nos anos seguintes, a segunda e terceira reunião foram realizadas em Nova York (EUA) e Paris (França), respectivamente.

A primeira reunião ocorreu seis meses após a elaboração da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945, em São Francisco (EUA). O documento foi ratificado pelos países membros em 24 de outubro do mesmo ano, data considerada de criação da ONU. A entidade conta atualmente com 193 países, o Brasil é um deles.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na galeria abaixo, acompanhe imagens da primeira Assembleia. Os registros são da ONU. 

 

A AGNU é o principal órgão de deliberação e formulação de políticas da ONU, também responsável por nomear o Secretário-Geral por recomendação do Conselho de Segurança, aprovação do orçamento da organização e eleger os membros não permanentes do Conselho de Segurança. Atualmente é presidida por Abdulla Shahid, das Maldivas, que tomou posse em setembro de 2021, para liderar a 76ª sessão da AGNU.

A Central de Jornalismo de Dados do O POVO - DATADOC levantou os países e o gênero de todos os líderes que ocuparam a principal cadeira da AGNU. Já passaram pelo cargo 77 pessoas, mas apenas quatro eram mulheres. Diversos foram os países de origem dos presidentes, mas Nigéria, Equador e Argentina já levaram ao cargo seis presidentes, sendo dois cada um. Em 1947, o Brasil foi o segundo país a liderar, o eleito foi o advogado, político e diplomata Oswaldo Euclides de Sousa Aranha (1884-1960).

O Secretário Geral é o principal cargo da ONU, considerado seu porta-voz. É escolhido em votação pelos países membros, seguindo a recomendação do Conselho de Segurança, tem mandato de cinco anos, podendo ser reeleito, não há uma definição escrita por quantos mandatos pode reeleger-se, tem prevalecido gestões de dois mandatos.

 

 


Origens da ONU

Em 1919, nas negociações do Tratado de Versalhes, em Paris, composto pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) para estabelecer os termos da paz, foi proposto e criado no mesmo ano a Liga das Nações, cuja principal atribuição seria impedir guerras e assegurar a paz. A pouca representatividade dos países membros, pesadas imposições e exclusão dos países vencidos na Primeira Guerra, fragilizaram a atuação da Liga. O fracasso que decretou seu término foi a eclosão da Segunda Guerra (1939-1945).


O nascedouro da ONU principia como plano do Departamento de Estado dos Estados Unidos, no final de 1939. O termo “nações unidas” foi criação do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, em 1941, e usada pela primeira vez em janeiro de 1942 na Declaração das Nações Unidas, quando representantes de 26 países se comprometeram a continuar lutando contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália, Japão).

 

Edifício do Secretariado, com as bandeiras dos Estados-Membros hasteadas em primeiro plano, na sede das Nações Unidas em Nova York
Edifício do Secretariado, com as bandeiras dos Estados-Membros hasteadas em primeiro plano, na sede das Nações Unidas em Nova York (Foto: UN Photo / Rick Bajornas)

 

Na Declaração das Quatro Nações, assinada em Moscou, em 30 de outubro de 1943, pela Grã-Bretanha, Estados Unidos, União Soviética e República da China reconheceram a necessidade de estabelecer uma organização internacional destinada à manutenção da paz, igualdade, soberania e segurança internacional aberta à adesão de todos os países.

De agosto a outubro de 1944, na Conferência de Dumbarton Oaks (EUA), os quatro países elaboraram propostas para a nova organização. Na Crimeia, em fevereiro de 1945, na Conferência de Ialta, novo acordo foi alcançado e todos os países que assinaram a declaração de 1942 e declararam guerras às potências do Eixo foram chamados para a conferência de fundação da ONU, a ser realizada em São Francisco, de abril a junho de 1945.

Desde 1952 a AGNU acontece em Nova York, exceção somente em 1988, quando realizou-se em Genebra, Suíça, para ouvir o líder palestino Yasser Arafat. Várias cidades desejavam e ofereciam benefícios para serem a sede definitiva da ONU, a definição por Nova York foi possível com a doação do terreno pelo empresário John D. Rockefeller Jr., com o empréstimo sem juros do governo americano para a construção. Quem esteve na inauguração da sede das Nações Unidas foi o maestro cearense Eleazar de Carvalho.

 

 

A construção do complexo que compõe a sede das Nações Unidas durou de 1948 a 1952, uma comissão de arquitetos de vários países foi convidada a colaborar sob a coordenação do norte-americano Wallace Harrison. São eles: N.D. Bassov (União Soviética), Gaston Brunfaut (Bélgica), Ernest Cormier (Canadá), Le Corbusier (França/Suíça), Liang Ssu-cheng (China), Sven Markelius (Suécia), Oscar Niemeyer (Brasil), Howard Robertson (Reino Unido), G.A. Soilleux (Austrália) e Julio Villamajo (Uruguai). Cerca de 45 projetos foram elaborados pela comissão, no projeto final aprovado preponderaram as ideias de Le Corbusier e Oscar Niemeyer.


Assista o vídeo “Oficina para a paz, a construção da sede da ONU”, produzido pelas Nações Unidas sobre a construção da sua sede.


O Brasil nas Nações Unidas

Na última terça-feira, 4, o Brasil voltou a ser membro temporário do Conselho de Segurança da ONU pela décima primeira vez, com mandato de dois anos, a última participação brasileira tinha sido em 2010 e 2011.

A ordem das falas na Assembleia Geral é cercada pela tradição do Brasil ser o primeiro país desde 1955, seguido dos Estados Unidos por ser o país-sede da organização. A primazia brasileira deve-se ao reconhecimento da atuação do diplomata Oswaldo Aranha, que presidiu a AGNU, em 1947.

 

Veja abaixo a linha do tempo com a participação dos presidentes do Brasil nas seções da AGNU. 

Edição DATADOC:Thays Lavor
Texto:Sérgio Falcão
Recurso Digitais:Alexandre Ramos e Roberto Araújo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar