Nigéria: polícia apreende pertences de repórter durante entrevista
Celular e documento de identificação de repórter do jornal Punch foram recolhidos por oficial da Unidade Especial de Fraudes; jornalista segue há quase uma semana sem acesso aos pertences
02:30 | Jan. 03, 2022
Um repórter do jornal Punch, da Nigéria, teve pertences apreendidos pela polícia durante o exercício da profissão em Lagos, capital do país. Segundo o veículo, o jornalista Toni Ufoh realizava entrevistas em frente a uma delegacia da Unidade Especial de Fraudes (SFU, na sigla em inglês), quando foi abordado por oficiais do órgão.
Ufoh entrevistava pessoas que alegavam ter sofrido estelionato de uma imobiliária da cidade. O dono da empresa teria recebido mais de 51 milhões de nairas nigerianas (cerca de R$ 700 mil) em aluguéis adiantados de um prédio residencial.
O empresário teria prometido a entrega dos apartamentos no começo de dezembro. Porém, quando as vítimas chegaram ao edifício, já havia outras pessoas morando no local.
Leia mais
Na abordagem, os policiais alegaram que o repórter estava realizando filmagens do local sem permissão prévia. Eles recolheram o documento de identidade do jornalista e seu celular, além de o obrigarem a apagar as fotos das pessoas entrevistadas. Ele também chegou a ser ameaçado de prisão.
O editor-chefe do jornal, Ademola Oni, chegou a registrar uma queixa ao inspetor-geral de polícia. O veículo também solicitou formalmente a entrega dos pertences do repórter. Nesta segunda-feira, 3, a abordagem completa seis dias sem que os objetos tenham sido devolvidos.
Em nota, a SFU afirmou que o jornalista teve os pertences apreendidos por não solicitar permissão ao escritório de relações públicas do órgão antes de realizar as entrevistas. A polícia informou que os objetos serão devolvidos nesta terça-feira, e que não foram entregues antes devido ao feriado de ano-novo e ao fim de semana.
Mais notícias internacionais
Leia mais
-
Um desaparecido é encontrado e dois podem estar mortos após incêndio no Colorado
-
21 pessoas são resgatadas após ficarem presas em teleférico nos Estados Unidos
-
Biden disse a presidente da Ucrânia que EUA responderá 'decisivamente' se Rússia invadi-la
-
Premier sudanês se demite dois meses após golpe de Estado e a violenta repressão
-
Homem raptado na infância encontra família após desenhar de memória mapa da vila onde morava
-
Príncipe Andrew enfrenta semana crucial nos EUA, onde é acusado de agressão sexual
-
Procuradoria do Equador investiga negócios de Saab, suposto testa-de-ferro de Maduro
-
Protesto na Holanda contra restrições anticovid termina com 30 detidos