Indonésia: terremoto marinho é registrado; há perigo de tsunami
Tremor de terra foi registrado na madrugada desta terça-feira, 14 (horário de Brasília), com epicentro no oceano; há risco de tsunami em áreas a até 1.000 km de distância
02:46 | Dez. 14, 2021
Um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu o leste da Indonésia nesta terça-feira (14), informou o Serviço Geológico americano (USGS, na sigla em inglês), enquanto monitores alertaram para a possibilidade da ocorrência de um tsunami. O USGS informou que o tremor foi registrado cerca de 100 km ao norte da cidade de Maumere a uma profundidade de 18,5 km no Mar de Flores, às 11h20min locais (00h20 de Brasília).
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico reportou que a ocorrência de "ondas perigosas de tsunami" é possível "em áreas costeiras situadas a 1.000 km do epicentro do tremor". O USGS informou, ainda, que o risco de haver vítimas é baixo, enquanto destacou que "terremotos recentes nesta área causaram riscos secundários, tais como tsunamis e deslizamentos que podem ter contribuído para as perdas".
Leia mais
A Indonésia sofre com tremores e erupções vulcânicas frequentes, devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica, onde placas tectônicas colidem, e que se estende do Japão ao sudeste asiático, passando pela bacia do Pacífico.
Entre os terremotos mais letais registrados na Indonésia está o devastador tremor de magnitude 9,1, de 2004, que sacudiu a costa de Sumatra e provocou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.
Mais notícias internacionais
Leia mais
-
Borrell alerta Rússia de 'alto custo econômico' de eventual agressão à Ucrânia
-
Reino Unido registra 1ª morte causada pela variante Ômicron
-
Suprema Corte dos EUA pede opinião do governo sobre recurso da Bayer
-
Morre a atriz Verónica Forqué, estrela de filmes de Almodóvar
-
Quatro pessoas são julgadas por derrubar estátua de traficante de escravos
-
Kast e Boric moderam o tom no Chile
-
Adolescente russo detona bomba em escola ortodoxa
-
Colisão de navios de carga deixa dois desaparecidos na Suécia