Ministério da Ciência e Tecnologia lança Desafio Olímpico MCTI

09:06 | Dez. 04, 2021

Por: Agência Brasil
Museu da Rádio Nacional em Brasília (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lança hoje (4) o Desafio Olímpico MCTI. O evento acontece no palco principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O dia de atividades será aberto às 10h com uma mesa redonda sobre mulheres na ciência. Em seguida, serão apresentadas novidades e inovações para as tecnologias de mapeamento social na Amazônia.

No fim da tarde, os Correios também têm uma palestra agendada na Semana Nacional de C&T. Inaugurada nessa sexta-feira (3), a exposição é voltada especialmente para os jovens e suas famílias, com temas da atualidade e discussões relevantes no meio científico.

“O evento ocorre com todas as precauções existentes e recomendadas. Temos exposições de todas as nossas unidades de pesquisa, do Ministério da Educação também, além de inspiração e - talvez - financiamento para quem quer empreender nas áreas de ciência e tecnologia”, afirmou, em entrevista à TV Brasil o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes.

Museu de rádio

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também estará presente no evento. Em um espaço especial que simula um estúdio de rádio antigo, o Museu da Rádio Nacional - que normalmente pode ser visto nos corredores da empresa - convida os visitantes a conhecerem uma estação analógica de ondas de radiofrequência.

Palco de diversas inovações do século passado, como as novelas e os boletins informativos, o museu traz equipamentos e informações de uma época em que televisão e internet sequer eram cogitadas, e o único meio de comunicação - o rádio - instigava a imaginação dos ouvintes.

Em contraste com as peças históricas, a EBC apresenta um estúdio moderno de transmissão parecido com o que é usado no informativo diário A Voz do Brasil, onde visitantes podem assistir explicações de técnicos e operadores sobre todo o processo de colocar o mais antigo boletim de notícias da América Latina no ar diariamente.

O presidente da EBC, Glen Valente, afirmou que a participação da empresa na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia "é muito importante para mostrar o jornalismo factual, com cobertura e transmissões ao vivo. "Além disso, iremos levar um pouco da história da comunicação pública com peças do nosso acervo", acrescentou.

Sobre o evento

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a participação de 169 instituições públicas e privadas de 312 municípios. O encontro tem 6.284 atividades agendadas e vai até o dia 10 de dezembro.

A programação completa do evento pode ser encontrada aqui .