Em nave da SpaceX, turistas se impressionam com visão da Terra no espaço
A viagem marcou a primeira viagem ao redor da Terra feita por civis. Toda a preparação da tripulação está registrada em uma serie da Netflix
22:40 | Set. 22, 2021
A astronauta Sian Proctor divulgou nesta quarta-feira, 22, imagens da Terra vista durante viagem na cápsula Crew Dragon, fabricada pela empresa aeroespacial SpaceX. Os registros foram feitos durante a primeira vez em que a tripulação abriu a cúpula de vidro da aeronave. Os tripulantes foram os primeiros civis a fazerem um passeio pelo espaço e orbitarem em torno da Terra sem a presença de astronautas profissionais na tripulação.
Confira o momento:
The moment when me and my amazing crew, @rookisaacman, @ArceneauxHayley, @ChrisSembroski opened up the @SpaceX cupola for the first time, a true highlight of the @inspiration4x mission. Make sure you tune into Countdown on @netflix to see more epic moments from space! @TIME pic.twitter.com/AKmturr9Du
Apesar de serem divulgadas nesta quarta, a tripulação está de volta à Terra desde o último dia 18, após pouso realizado na costa leste da Flórida, nos Estados Unidos. O voo teve duração de três dias, iniciando em 15 de setembro. Segundo o portal Uol, participaram da missão o empresário bilionário Jared Isaacman; a médica assistente Hayley Arceneaux; a geocientista e astronauta comercial Sian Proctor; e o engenheiro de dados aeroespaciais Chris Sembroski.
Leia mais
A estrutura de vidro foi implementada para promover uma experiência turística mais atraente. "Um verdadeiro destaque da missão Inspiration4", escreveu a Sian em postagem no Twitter. Nas imagens, é possível observar Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman, impressionados com a vista da Terra através da cúpula de vidro.
Como trilha sonora do momento, a equipe escolheu a música "Also sprach Zarathustra", composta em 1896 por Richard Strauss. A obra também foi utilizada no filme de ficcção científica: "2001: Uma Odisséia no Espaço".
A missão, chamada de Inspiration4, também teve como objetivo arrecadar 200 milhões de dólares para o St. Jude Children's Research Hospital, hospital de caridade para crianças com câncer. O vôo resultou, ainda, na série documental "Countdown: Inspiration4 Mission to Space". Produzida pela Netflix, a obra demonstra a preparação dos quatro tripulantes nos últimos meses.