Diferenças entre América Latina e América do Sul - Veja os países
Muitas pessoas acreditam que América Latina e América do Sul são a mesma coisa. Saiba por que não é.
00:00 | Abr. 06, 2023
A América Latina muitas vezes é compreendida como sendo um sinônimo de América do Sul, mas na verdade ela é uma região bem mais ampla no continente americano - não só geograficamente, mas também culturalmente.
Você sabia que até mesmo o termo “América Latina” é carregado de significado, pois é uma herança do colonialismo? Saiba mais!
Quais são as diferenças entre a América do Sul e a América Latina?
A diferença entre esses dois conceitos é o critério de divisão, pois enquanto a América do Sul é classificada pela posição dos países no mapa, a América Latina diz respeito às origens e história de cada um.
Dessa forma, um país será classificado como latino-americano se seus habitantes falarem uma língua de origem latina, e se o território tiver um histórico de exploração natural e social que ainda existe e prejudica o desenvolvimento econômico e social.
Para exemplificar, há os casos de Suriname, Jamaica e Trinidad e Tobago, que são países com língua de origem anglo-saxônica. Suriname tem como idioma oficial o holandês, a Jamaica, o Inglês e Trinidad e Tobago, o espanhol e o inglês. Todos, no entanto, são considerados latinos, já que têm um histórico de colonização semelhante e que afeta o desenvolvimento atual dos países.
Quais são as principais características da América do Sul?
A América do Sul é composta por países que, em sua maioria, foram colonizados por portugueses e espanhóis. A população sul-americana é composta por uma mistura de descendentes de povos indígenas, europeus e africanos, o que faz com que seja uma das regiões mais diversas do mundo em várias áreas.
Idiomas
O espanhol é a língua mais falada na América Latina, e um dos principais motivos é que este era o idioma falado pelos colonizadores espanhóis, os quais dominaram a maior parte dos países da América do Sul. Além disso, a disseminação foi facilitada porque o idioma é relativamente fácil de aprender.
Também são falados na América Latina as seguintes línguas: português, espanhol, guarani, inglês, holandês, francês, aimará, quéchua e outros dialetos indígenas diversos.
Planaltos e Montanhas
Quando se fala em relevo da América do Sul, é quase impossível não pensar na Cordilheira dos Andes, a maior do mundo no quesito comprimento. Os mais de 8 mil quilômetros de extensão vão desde a Venezuela até a Patagônia.
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru compõem a chamada América Andina, já que esses países são atravessados pela Cordilheira dos Andes.
Mas nem só de montanhas é feita a América do Sul. Destacam-se o Planalto Central e o Planalto das Guianas, sendo que o Planalto Central se localiza no centro do Brasil e está sobre as rochas mais antigas da Terra.
Também é preciso falar que a América Latina é uma das regiões mais vulnerável à ocorrência de terremotos, pois se localiza perto das bordas de placas tectônicas. O Brasil, no entanto, tem baixo risco de ter terremotos de grande escala, por estar no meio de uma grande placa, ao contrário de Chile, Peru e Colômbia, países que têm mais ocorrências.
Influências indígenas, africanas e europeias
As influências na América Latina são relacionadas às culturas europeias, trazidas principalmente pelos espanhóis, portugueses e franceses. Antes da chegada deles, havia os povos nativos, como os indígenas, e posteriormente, os africanos, trazidos como escravos do continente africano.
Culinária, idioma, costumes, arte e religião refletem essa mistura: por exemplo, se no Brasil temos o samba, foi por influência africana, pois o ritmo nascido nas casas baianas foi levado para o Rio de Janeiro e lá se popularizou.
Quais são os países da América do Sul?
A América do Sul é, dentre os três subcontinentes ou regiões da América (América do Norte, América Central e América do Sul). É a única América que foi colonizada pelos portugueses. Veja os países que a compõe:
Argentina
O nome do país significa prata e vem da palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em em espanhol. No passado, havia uma lenda na Espanha, sobre uma montanha de prata na Argentina, que fez com que os colonizadores europeus acreditassem que o país era repleto com este metal.
Uma curiosidade sobre a Argentina é que ela é, literalmente, uma terra de extremos. Como já mencionamos, o ponto mais alto do Hemisfério Sul, o Aconcágua, fica lá. Só que também é na Argentina que fica o ponto mais baixo, que é a Laguna del Carbón, na província de Santa Cruz, é o ponto de menor altitude da América do Sul e de toda América.
Veja as principais informações sobre o país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul:
Dados Gerais
- Capital: Buenos Aires
- Extensão territorial: 2.791.810 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Peso argentino
- População: 45,8 milhões
Bolívia
O nome do país vem do militar e político Simón Bolívar, precursor da libertação da Bolívia do domínio espanhol e da independência da América do Sul no século 19. Uma curiosidade é que dos países da América do Sul, apenas a Bolívia e o Paraguai não têm nenhum trecho banhado pelo mar.
Outra peculiaridade é que Laz Paz (que não é a capital oficial e sim, a federal) é a capital mais alta do mundo. Ela está a 3.360 metros acima do nível do mar.
Veja as principais informações sobre o país que faz fronteira com Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul:
Dados Gerais
- Capital: La Paz
- Extensão territorial: 1.098.580 km²
- Idioma oficial: Espanhol, Quíchua, Aimará e Guarani
- Moeda: Boliviano
- População: 12,1 milhões
Brasil
O nome do nosso país veio da cor vermelha do pau-brasil, madeira usada e comercializada pelos portugueses e que tinha como principal utilidade o tingimento de tecidos.
Somos o maior país da América do Sul e da região da América Latina, e o quinto maior do mundo em área territorial (para se ter ideia, quase metade da extensão do território da América do Sul é ocupada pelo Brasil). Fazemos fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile.
Outro ponto de destaque é que somos o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa, o que nos coloca no posto de maior país lusófono do mundo.
Dados Gerais
- Capital: Brasília
- Extensão territorial: 8.515.767.049 km²
- Idioma oficial: Português
- Moeda: Real
- População: 214,3 milhões
Chile
São muitas as teorias sobre a origem do nome do país, e uma delas é que o Chile já era chamado assim pelos índios aimarás. Na língua deles, a palavra “chilli” quer dizer “onde acaba a terra”, referência à posição geográfica do território, que é o extremo oeste do continente.
O Chile tem o deserto mais seco e mais antigo do planeta (o Deserto do Atacama) e é o país com mais vulcões no mundo. Ele fica entre duas placas tectônicas, e essa característica possibilitou a existência da Cordilheira dos Andes.
No entanto, essa localização também tem outras consequências, como por exemplo, o fato de que o Chile tem alta incidência de terremotos. Veja as principais informações sobre um dos dois únicos países da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil:
Dados Gerais
- Capital: Santiago
- Extensão territorial: 756.096 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Peso chileno
- População: 19,5 milhões
Colômbia
A Colômbia foi batizada pelos europeus em homenagem ao navegador Cristóvão Colombo, que é, para muitos, o descobridor da América (ainda que, em 1492, Colombo tivesse errado ao imaginar que havia chegado às Índias). Quem corrigiu o equívoco, anos mais tarde, foi Américo Vespúcio, cujo nome foi dado em homenagem ao novo continente ou Novo Mundo.
Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 28ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, local onde há uma grande incidência de terremotos e vulcões. O país também é atravessado pela Cordilheira dos Andes.
Veja as principais informações sobre o país que faz fronteira apenas com o Amazonas:
Dados Gerais
- Capital: Bogotá
- Extensão territorial: 1.141.750 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Peso colombiano
- População: 51,5 milhões
Equador
Um dos dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil, Seu território é cortado ao meio pela linha do Equador, linha imaginária traçada horizontalmente e que divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.
A atribuição do nome Equador vem do substantivo comum "equador" (ecuador), um dos círculos máximos da Terra e que atravessa o país em toda a sua extensão.
Dados Gerais
- Capital: Quito
- Extensão territorial: 283.560 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Dólar americano
- População: 17,8 milhões
Guiana
O nome do país tem como origem uma língua indígena e significa "terra de muitas águas". Roraima e Pará são os estados brasileiros que fazem fronteira com a Guiana.
A Guiana é o terceiro menor país da América do Sul continental, e tem a segunda menor população do subcontinente, atrás apenas do Suriname. É o único país da região a ter sido colonizado por ingleses, o que reflete no idioma oficial.
Dados Gerais
- Capital: Georgetown
- Extensão territorial: 214.970 km²
- Idioma oficial: Inglês
- Moeda: Dólar guianense
- População: 805 mil
Paraguai
Não há consenso sobre a origem do nome do país, mas há a teoria de que teria vindo do tupi-guarani, significando "água que vem do mar".
O Paraguai é o segundo país onde mais vivem brasileiros no exterior, atrás apenas do Japão e Estados Unidos. Como curiosidade, podemos destacar que o Paraguai é o único país das Américas onde a maior parte da população fala uma única língua nativa.
Veja as principais informações sobre o país que faz fronteira com o Paraná e o Mato Grosso do Sul:
Dados Gerais
- Capital: Assunção
- Extensão territorial: 406.750 km²
- Idioma oficial: Espanhol e Guarani
- Moeda: Guarani paraguaio
- População: 6,70 milhões
Peru
O nome do país parece ser anterior à chegada dos espanhóis, e derivaria do guarani “Birú” ou Perú, que significa "rio". No entanto, há outra versão que diz que “Birú” era, na verdade, o nome de um cacique e todas estas terras pertencentes a ele receberam seu nome.
O Peru também é conhecido por ter o Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, eleita como uma das sete novas maravilhas do mundo. Saiba mais sobre o país que faz fronteira com o Acre e o Amazonas:
Dados Gerais
- Capital: Lima
- Extensão territorial: 1.285.220 km²
- Idioma oficial: Espanhol, Quíchua e Aimará
- Moeda: Novo sol peruano
- População: 33,7 milhões
Suriname
O Suriname foi batizado com o nome do povo indígena Surinen, grupo que habitava a área na época do contato com os europeus. É o menor país da América do Sul, sendo um pouco menor do que o estado do Acre.
Dados Gerais
- Capital: Paramaribo
- Extensão territorial: 163.820 km²
- Idioma oficial: Neerlandês
- Moeda: Dólar do Suriname
- População: 612 mil
Uruguai
A única fronteira terrestre do Uruguai é com o Rio Grande do Sul. O nome do país é uma referência ao principal rio da região. O termo tem origem no guarani e o significado seria “rio dos pássaros pintados”.
O Uruguai é conhecido pelas políticas progressistas: o país foi o pioneiro em aprovar o divórcio, em 1907. Também foi o primeiro país do mundo a legalizar de forma ampla o cultivo, a venda e o consumo de maconha.
Veja as principais informações sobre o país que é o segundo menor país soberano na América do Sul, depois do Suriname:
Dados Gerais
- Capital: Montevidéu
- Extensão territorial: 176.220 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Peso uruguaio
- População: 3,42 milhões
Venezuela
Venezuela vem de "pequena Veneza”, cidade da Itália conhecida por seus canais aquáticos. O nome foi dado pelos exploradores Alonso de Ojedo e Américo Vespúcio quando observaram que as casas dos nativos na cidade de Maracaibo eram erguidas sobre pilares de madeira.
A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo - tanto que o litro da gasolina chega até mais barato do que o da água mineral no Brasil!
Veja as principais informações sobre o país que faz fronteira somente com a Roraima:
Dados Gerais
- Capital: Caracas
- Extensão territorial: 916.445 km²
- Idioma oficial: Espanhol
- Moeda: Bolívar venezuelano
- População: 28,2 milhões
Guiana Francesa
A Guiana Francesa e a vizinha Guiana e são localizadas entre os grandes rios Orinoco, Amazonas e Negro, além de serem banhadas pelo Oceano Atlântico. Como explicamos anteriormente, essas terras eram conhecidas pelos ameríndios como “guyana”, termo que significa “terra de muitas águas”.
A Guiana Francesa está situada a 7 mil km de distância da costa francesa e era uma antiga colônia do século XVII que foi anexada como departamento ultramarino da França em 1946 - o que significa que o país é, na realidade, uma extensão do território francês, ou seja, é regida pelas mesmas leis da França e integra a União Europeia.
Dados Gerais
- Capital: Caiena
- Extensão territorial: 83.846 km²
- Idioma oficial: Francês
- Moeda: Euro
- População: 292 mil habitantes (estimativa 2022)
Conclusão
Começamos este texto falando que muitas pessoas confundem os termos “América Latina” e “América do Sul” - inclusive falamos que o primeiro termo reflete o colonialismo de séculos atrás, quando as potências europeias dominaram e exploraram o continente americano.
É que “latina” passou a ser usado para diferenciar os locais colonizados por nações falantes de idiomas de origem latina e de línguas originadas do idioma anglo-saxão.
Para saber mais sobre aspectos políticos e econômicos tanto da América do Sul quanto da Latina, acesse o portal do O POVO.