Afeganistão: explosão é registrada nos arredores do aeroporto de Cabul
Ameaça de ataque havia sido informada por autoridades dos EUA, Inglaterra e Austrália, que recomendaram aos cidadãos que deixassem a região
11:37 | Ago. 26, 2021
Uma explosão foi registrada nos arredores do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, na manhã desta quinta-feira, 26, anunciou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, que não divulgou um número de eventuais vítimas. A informação é da AFP.
"Podemos confirmar uma explosão do lado de fora do aeroporto de Cabul. Não está claro no momento se há vítimas", tuitou Kirby. Funcionários do governo dos Estados Unidos e de países aliados afirmaram nas últimas horas que tinham informações dos serviços de inteligência sobre ameaças de ataques contra o aeroporto da capital afegã.
Leia mais
O ataque havia sido antecipado por autoridades dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, que pediram a cidadãos que ainda estejam em Cabul para "buscar um local seguro" até segunda ordem. Tropas dos três países têm atuado em Cabul para evacuar funcionários do governo e afegãos que estejam em risco com a volta do Talibã ao poder.
Desde que o grupo extremista tomou o governo do Afeganistão, em 15 de agosto, o aeroporto de Cabul passou por diversos conflitos. Milhares de pessoas se aglomeram no terminal em busca de uma saída do país, gerando tumultos que já causaram diversos óbitos. Na segunda-feira, 23, um tiroteio deixou um morto e três feridos.
Mais informações em instantes
Mais sobre a Guerra do Afeganistão
Leia mais
-
Taleban permitirá saída de americanos e afegãos em risco após dia 31, diz Blinken
-
Países ocidentais aceleram retirada afegã ao ver prazo chegar ao fim
-
Reino Unido vai evacuar cães e gatos de abrigo no Afeganistão
-
Biden reforçou ao G-7 que plano de retirada do Afeganistão segue no dia 31
-
UE promete apoio ao Afeganistão, com foco humanitário, mas exige compromisso
-
G7: prioridade é garantir evacuação segura de nossos cidadãos no Afeganistão
-
G-7 debate saída do Afeganistão; Taleban proibirá afegãos de deixarem o país
-
Afeganistão pode voltar a ser uma base para o jihadismo?