Vídeo: Islandeses jogam vôlei e assam salsichas ao lado de vulcão em erupção
O vulcão no monte Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção neste mês, mas não causou pânico. Na verdade, tornou-se ponto turístico
14:59 | Mar. 31, 2021
O vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção na Península de Reykjanes, na Islândia, e virou atração turística nos últimos dias. O local foi aberto para visitação, já que a erupção é considerada pequena e controlada. A islandesa Thelma Grétars, jogadora profissional de vôlei, publicou um vídeo em suas redes sociais jogando uma partida de vôlei com o vulcão em atividade ao fundo. "Desafio com pessoas incríveis e frio congelante de -12 graus", escreveu na legenda.
A atividade começou a ser registrada no dia 19 deste mês, essa é a primeira erupção do vulcão em 800 anos. Cerca de 300 mil m³ de lava já foram expelidas, segundo informações da BBC News Brasil. Alguns cientistas que estudavam o vulcão aproveitaram a lava para assar algumas salsichas. Mais de 10 mil pessoas já foram ver o vulcão de perto, de acordo com fontes do Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências local para a CNN.
A Islândia está localizada na chamada cordilheira mesoatlântica, exatamente onde as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte divergem. O território do país é a maior e mais ativa região vulcânica da Europa, com 32 vulcões ou sistemas vulcânicos considerados ativos e uma erupção em média a cada cinco anos.
LEIA MAIS | Visitantes assistem a vulcão que despertou na Islândia após 800 anos de inatividade
A erupção mais famosa da era moderna foi a do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, no sul da ilha. Sua enorme nuvem de fumaça causou a maior perturbação aérea em tempos de paz e paralisou os céus europeus por quase um mês - voos foram cancelados e aviões permanecem em terra sem condições de voar. Cenário este bem diferente do atual, com as salsichas e o vôlei em torno do vulcão Fagradalsfjall.