Resultados em Geórgia e Nevada podem decidir eleição dos EUA hoje

A definição antecipada seria possível em caso de vitória do candidato democrata Joe Biden nos Estados e pela confirmação dos resultados em Arizona.

A contagem dos votos da Eleição americana entra em seu terceiro dia com o resultado de seis Estados ainda tentando definir o vencedor. No entanto, a decisão pode ser definida ainda nesta quinta-feira, 5, a depender dos resultados em Nevada e Geórgia, e da confirmação do Arizona, antes mesmos dos demais Estados concluírem suas apurações.

A definição antecipada seria possível em caso de vitória do candidato democrata Joe Biden em pelo menos dois desses três Estados. Para o republicano Donald Trump, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA TAMBÉM | Trump x Biden: acompanhe o resultado ao vivo

Projeções já apontam Biden como vencedor no Arizona, mas com uma vantagem de 2,4% e um porcentual de 86% de votos apurados, uma vitória de Donald Trump ainda é possível - mesmo sendo tida como improvável.

Autoridades do condado de Maricopa - um dos mais importantes do Estado - anunciaram que vão divulgar uma nova atualização dos resultados apenas na noite desta quinta, o que faz com Nevada e Geórgia possam definir a eleição pró-Biden antes disso.

A Geórgia tinha 95% dos votos apurados até o início da manhã desta quinta, apontando vantagem momentânea para Trump (49,6% contra 49,1% de Biden). Em Nevada, a vantagem era do democrata (49,3% a 48,7%). A vitória nos dois Estados acrescentaria 22 delegados na conta de Biden, que superaria a margem mínima de 270 para ser eleito.

Protesto no Arizona

Uma multidão de apoiadores de Donald Trump, alguns armados com rifles e revólveres, se reuniu em frente a um centro eleitoral no Arizona na noite desta quarta-feira, 4, após rumores não comprovados de que os votos para o presidente republicano deliberadamente não foram contados. Cantando frases como "Pare de roubar!" E "Conte meu voto", os manifestantes, em sua maioria sem máscara de proteção contra a covid-19, ficaram em frente ao Departamento Eleitoral do Condado de Maricopa, em Phoenix.

Nesta quarta-feira, 4, houve protesto em um local de apuração de votos em Detroit, no Michigan. Manifestantes insistiram que parasse a apuração dos votos.



Em Nova York, milhares de eleitores do democrata Joe Biden marcharam pela Quinta Avenida de Nova York nesta quarta-feira para exigir a contagem de todos os votos na eleição presidencial dos Estados Unidos.


Cenários para Trump

A situação do presidente americano alcançar a reeleição é mais complicada. Para chegar ao mínimo de 270 delegados, Trump teria que conquistar todos os Estados em que lidera no momento (Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia) e "roubar" pelo menos um dos Estados em que Biden está com a vantagem - Arizona ou Nevada.

Portanto, a confirmação de uma vitória de Trump ainda nesta quinta-feira dependeria, inicialmente, da conclusão da apuração de pelo menos quatro dos seis Estados restantes, confirmando a vitória do republicano.




Com agências internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ELEIÇÕES EUA AO VIVO BIDEN VENCE TRUMP BIDEN VENCE ELEIÇÕES BIDEN VOTAÇÃO ELEIÇÕES EUA TRUMP BIDEN ELEIÇÕES EUA GANHAR ELEIÇÕES EUA RESULTADO ELEIÇÕES EUA ELEIÇÕES ESTADOS UNIDOS RESULTADO QUEM FRENTE ELEIÇÕES EUA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar