Treinamento para voluntários das Olimpíadas de Tóquio recomeça após oito meses
Adiada devido à pandemia de coronavírus, a preparação foi retomada no Japão com sessões virtuais
13:44 | Out. 29, 2020
Depois de um hiato de oito meses, as sessões de treinamento voltadas a grupos de voluntários dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram reiniciadas no Japão, de modo virtual. O adiamento ocorreu devido à pandemia de coronavírus, mesma razão do reagendamento dos jogos para 2021. Conforme o jornal Japan Times, a mídia japonesa teve acesso nesta semana aos treinamentos online.
O objetivo dos treinamentos é preparar voluntários para garantir suporte ao evento internacional em instalações esportivas, atletas e vilas olímpicas. Os voluntários foram capacitados de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, até a interrupção das atividades em decorrência da pandemia. O retorno oficial foi em 21 de outubro.
A expectativa é de que, até dezembro, cinco mil voluntários do Japão e de outros países participem dos treinos virtuais. Ao todo, 80 mil candidatos foram selecionados para trabalhar nos Jogos Olímpicos de 2021, de um total de 200 mil aplicações feitas nos cinco continentes. Os treinamentos online seguem até março, quando os participantes saberão as funções que deverão executar no evento.
Preocupação com a Covid-19
Um questionário realizado recentemente pelo Governo Metropolitano de Tóquio com 13 mil voluntários revelou que cerca de 80% demonstram insegurança em relação às medidas de prevenção da Covid-19.
A pesquisa foi realizada em agosto e também constatou que 49,3% das pessoas que se voluntariaram estavam menos entusiasmadas com o trabalho, após o adiamento dos Jogos. Os Jogos Olímpicos de Tóquio deverão ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto do próximo ano.