Burger King cancela McDonald's em propaganda de Halloween
A rede de fast food ironiza ex-personagem de rival, em propaganda Sueca
O Halloween, ou dia das bruxas, é uma festa celebrada no mundo inteiro, e que leva muitas pessoas a se fantasiarem de personagens assustadores, no dia 31 de outubro. Usando da estética exagerada, muitas marcas propõe propagandas ousadas e provocantes. Foi o caso da rede de fast food Buger King, que novamente cutucou um dos seus principais concorrentes, o McDonald's.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A campanha está acontecendo em restaurantes da Suécia e Dinamarca. Quando o cliente vai ao banheiro e repete "Cancelled clown", em português, “palhaço cancelado”, três vezes, as luzes se apagam e uma palhaço assustador aparece no espelho. A brincadeira remete a lenda “Bloody Mary”, conhecida como Loira do Banheiro, no Brasil.
No vídeo, aparece o texto “Quatro anos atrás, um determinado palhaço foi abruptamente 'cancelado' por seu empregador (...). Você se atreve em fazê-lo aparecer?”.
A projeção do palhaço assustador no espelho é possível através de um programa de reconhecimento de voz, elaborado pela empresa sueca INGO Stockholm. O software funciona através de um sensor que detecta a repetição da frase, escurece as luzes, e produz uma imagem em um espelho bidirecional.
Ano passado, a rede de fast food também adotou uma propaganda de Halloween provocativa, mostrando o palhaço característico do filme de terror It: A Coisa, com as cores características do McDonald's.
“É nóis que voa, bruxão”
No Brasil, o restaurante investiu em outra campanha, o Vassoura Thru. Os consumidores podem ganhar um whopper ao chegarem no Drive-Thru com uma vassoura. O objeto remete a fantasia de bruxa, só que dessa vez com uma pequena atualização: o uso de máscara é obrigatório, e cliente precisa respeitar o isolamento social.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente