Baleia orca branca rara é vista por pesquisadores no Alasca
A estimativa é de que atualmente existam entre 5 a 10 orcas nessa condição em todo o planetaPesquisadores avistaram uma baleia orca branca na costa do sudeste do Alasca, nos Estados Unidos, no último dia 7. O animal é considerado extremamente raro. As informações são do portal G1. Os cientistas estavam na embarcação Northern Song quando visualizaram um grupo de orcas a aproximadamente 400 metros de distância. Quando se aproximaram, descobriram que uma delas estava “brilhando”.
Em entrevista ao jornal Anchorage Daily News, a estudante de biologia marinha Stéphanie Hayes disse que “houve um suspiro coletivo” no barco. Ela estava a bordo e participava da expedição como imediato, função imediatamente abaixo da do comandante de um barco.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao publicar em uma rede social o vídeo de aparição da orca branca, Hayes afirmou que a situação era um “avistamento único na vida”. A baleia passou a ser chamada de Tl'uk pelos pesquisadores, palavra que significa “lua” no idioma do grupo indígena Salish. O nome foi escolhido devido à cor mais acinzentada da orca, semelhante à cor lunar.
A baleia orca branca é extremamente rara. Sua coloração atípica ocorre devido ao leucismo, condição que causa a despigmentação de parte ou de todo o corpo do animal. Diferentemente do albinismo, não afeta a íris e não confere maior sensibilidade à luz do sol.
De acordo com Hayes, em depoimento para a CBS News, cerca de apenas oito baleias orca brancas foram registradas em todo o planeta na história.