Netflix faz o setor de TV a cabo perder assinantes a cada ano
A empresa Netflix vem investindo bastante em produções de séries e filmes, originais da plataforma
15:51 | Jul. 29, 2020
Uma pesquisa realizada pela Variety mostra que a plataforma de streaming Netflix está cada vez mais próxima de se tornar o principal serviço de TV por assinatura nos Estados Unidos. A pesquisa indica que a o serviço já conta com 70 milhões de usuários pagantes, enquanto todas as TVs a cabo do País, em soma, têm 77,5 milhões de assinantes. Os serviços de TV a cabo já estão precisando se adaptar ao mercado. As informações são da revista Exame.
A empresa Netflix vem investindo bastante em produções de séries e filmes, originais da plataforma. Desta forma, a empresa atrai novos clientes e mantém os atuais, que, após o sucesso da Netflix, contam também com os serviços de streaming da Amazon Prime, Disney Plus, Hulu, entre outros. O investimento em conteúdo original cria uma independência de emissoras americanas, além de economia nos gastos com direitos de transmissão de conteúdo alheio.
Ao longo dos anos, o número entre assinantes de TV a cabo e serviços de streaming ficaram cada vez mais próximos, sendo, em 2011, a TV a cabo tinha 94,5 milhões de assinantes, e a Netflix, apenas 21 milhões. A Netflix conseguiu, a partir de então, um crescimento vertiginoso, apresentando, em 2016, a 49,9 milhões, enquanto os assinantes de Tv à cabo caíram 2,3%. Com a pandemia de coronavírus, que fez as pessoas passarem mais tempo dentro de casa, contribuiu também para o crescimento nos últimos meses.
Preço
De acordo com a pesquisa, o preço é um dos fatores que contribuem para a diferença. Enquanto geralmente, o preço da assinatura da TV a cabo chega a 3 dígitos, enquanto a da plataforma de streaming, chega ao preço máximo de 50 reais, com a possibilidade ainda de dividir a conta.
No Brasil. o movimento de troca de plataformas de streaming por TV a cabo também acontece. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que o mercado de TV a cabo perdeu 1,7 milhão de assinantes em 2019.