Policial britânico está sendo investigado por compartilhar meme ofensivo sobre George Floyd

A imagem alterada de George Floyd foi supostamente enviada para um grupo de bate-papo do WhatsApp que continha policiais e funcionários, além de civis

Um policial britânico está sendo investigado pelo órgão de vigilância da polícia por compartilhar um meme ofensivo sobre George Floyd em um grupo privado do WhatsApp que incluía outros policiais. Segundo informações do The Guardian, a imagem teria sido publicada cinco dias após a morte de Floyd no Estados Unidos.

O incidente que levou à morte de Floyd, asfixiado quando um policial se ajoelhou em seu pescoço por quase nove minutos na rua, causou indignação e protestos em massa em todo o mundo. O episódio também colocou os antecedentes raciais da polícia britânica de volta aos holofotes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O oficial de Devon e Cornwall, que detém o posto de sargento, está sendo investigado por falta grave pelo Gabinete Independente de Conduta Policial (IOPC). A divulgação foi relatada por um policial branco aos chefes da mesma força policial a qual ele pertence, no sudoeste da Inglaterra, dentro de 48 horas após o envio da imagem.

De acordo com o The Guardian, o inquérito deve examinar se as conversas no grupo continuaram após o envio da imagem, e espera-se que a investigação venha considerar se o envio da imagem ofensiva foi motivada por racismo. O sargento sob investigação foi colocado em funções restritas e a força está avaliando a possibilidade de suspendê-lo.

Traduzido por Ismia Kariny

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

George Floyd meme ofensivo Floyd polícia britânica racismo policial antirracismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar