Quaker vai mudar nome e tirar imagem de cunho racista em rótulo de tradicional marca de panquecas nos EUA
A companhia reconheceu que as origens da Tia Jemima, que batiza a marca e ilustra o rótulo, se baseiam em um "estereótipo racial"
Um item comum nas mesas de café da manhã nos Estados Unidos por gerações, a tradicional marca de mix de panquecas e xarope Aunt Jemima (Tia Jemima, em português) ganhará um novo nome e imagem, conforme a Quaker Oats anunciou nessa quarta-feira, 17. De acordo com informações do jornal O Globo, a companhia reconheceu que as origens da Tia Jemima, que batiza a marca e ilustra o rótulo se baseiam em um "estereótipo racial".
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O anúncio da mudança acontece após a série de protestos antirracistas e contra a violência policial desencadeados nos EUA e em outros países pela morte de George Floyd, de 46 anos. O cidadão negro morreu asfixiado por um policial branco na cidade americana de Minneapolis.
A marca de 130 anos apresenta uma mulher negra chamada Tia Jemima, que estava originalmente vestida como as antigas criadas das tradicionais famílias americanas na época. Pouco depois da abolição da escravidão no país, em 1865, esse papel foi reservado à maioria das mulheres negras.
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A marca foi registrada em 1893, embora a mistura de panquecas Aunt Jemima tenha estreado em 1889. A imagem mudou com o tempo e, nos últimos anos, a Quaker havia removido o lenço da cabeça da personagem para abrandar as crescentes críticas de que a marca perpetuava um estereótipo racista que data dos tempos da escravidão.
Agora, a Quaker afirma que remover a imagem e o nome faz parte de um esforço da empresa "para progredir em direção à igualdade racial". "Reconhecemos que as origens da tia Jemima se baseiam em um estereótipo racial", disse Kristin Kroepfl, vice-presidente e diretora de marketing da Quaker Foods North America, em um comunicado à imprensa.
"Enquanto trabalhamos para progredir em direção à igualdade racial por meio de várias iniciativas, também devemos examinar com atenção nosso portfólio de marcas e garantir que elas reflitam nossos valores e atendam às expectativas de nossos consumidores".
Segundo reportagem da NBC News, a nova embalagem deverá ser lançada no outono deste 2020 nos EUA (primavera aqui no Brasil), e um novo nome para os alimentos será anunciado em breve.
A empresa também anunciou que doará pelo menos US$ 5 milhões nos próximos cinco anos "para criar suporte e envolvimento significativos e contínuos na comunidade negra".
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