Saiba mais sobre os sintomas do coronavírus e como se prevenir da doença
Evitar aglomerações e contatos próximos com pessoas suspeitas ajudam na prevençãoO coronavírus tem registrado casos recentes na região da China, em específico na região de Wuhan. O número de infectados já chegou a 5,9 mil, com 132 mortes confirmadas. Devido a epidemia, o Ministério da Saúde (MS) está alerta para a situação no País. Nenhum caso das suspeitas brasileiras foi confirmado com o vírus até então.
>> Mais dois casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados no Brasil
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para se proteger e evitar alardes falsos, é necessário se informar mais sobre os sintomas. O POVO reuniu algumas informações sobre a doença e como preveni-la.
>> Número de mortes por coronavírus chega a 132 na China; 5,9 mil já foram infectados
Quais são os sintomas?
Os sinais são, principalmente, respiratórios. Também pode ocorrer infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Além disso, os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.
Se você tiver um desses sintomas dentro de um período de até 14 dias após uma viagem para uma cidade chinesa onde há transmissão ativa do vírus, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e informe sobre a viagem.
Contato com infectado pode transmitir a doença
Apesar das investigações sobre a doença, é certo que sua disseminação acontece por contato com pessoa contaminada ou pelo ar. Gotículas de saliva, tosse, toques e aperto de mão ou contato com objetos e superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos podem infectar a pessoa.
O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Ainda não há tratamento específico para as infecções causadas pelo coronavírus. É indicado repouso e consumo constante de água, além do uso de medicamentos para dor ou febre e o uso de umidificadores no quarto para aliviar o alívio das tosses.
Como prevenir a doença?
O MS orienta cuidados básicos como evitar aglomerações e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal também ajuda na proteção, além de evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
O que é o Coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde 1960. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012.