Morre Hirokazu Kanazawa, um dos mais renomados mestres do karatê mundial
Despedida oficial da comunidade carateca será em março de 2020, durante seminário internacional em Tóquio, no JapãoO karatê mundial sofreu duro golpe no último domingo, 8 de dezembro, quando um dos mais antigos e renomados mestres da arte-marcial, Soke Hirokazu Kanazawa, morreu aos 88 anos. O anúncio da morte ocorreu por meio da Federação Internacional de Karatê Shotokan (Skif, sigla em inglês). Sensei Kanazawa foi aluno do mestre Gichin Funakoshi, considerado o “Pai do karate moderno”.
No anúncio, a Skif não informa o motivo da morte e diz que o funeral será restrito à família. “A despedida oficial da Skif está marcada para acontecer durante o 7º Seminário Internacional”, comunica a nota. O evento ocorrerá em Tóquio, Japão, em março de 2020, quando Kanazawa participaria enquanto instrutor ensinando técnicas da arte.
Nascido em Iwate, no Japão, Kanazawa praticou judô durante a infância, chegando a alcançar o 2º dan da faixa preta. Quando mais velho, mudou-se para Takushoku para estudar karatê na universidade da cidade com o mestre Masatoshi Nakayama, um dos principais alunos de Funakoshi.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineGraduando-se em 1956, quando passou no exame de faixa para o 3º dan e nas provas para ser instrutor, Kanazawa foi campeão no primeiro Campeonato de Karatê do Japão (JKA, sigla inglês). Na oportunidade, ele havia fraturado a mão direita, mas ainda assim participou da competição, pois sua mãe tinha viajado apenas para vê-lo. Não querendo desapontá-la, venceu todas as lutas usando apenas a mão esquerda.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente