Morre Hirokazu Kanazawa, um dos mais renomados mestres do karatê mundial

Despedida oficial da comunidade carateca será em março de 2020, durante seminário internacional em Tóquio, no Japão

14:53 | Dez. 10, 2019

Despedida oficial da comunidade carateca acontecerá em março de 2020, durante seminário internacional em Tóquio, no Japão (foto: Reprodução / Shotokan Times)

O karatê mundial sofreu duro golpe no último domingo, 8 de dezembro, quando um dos mais antigos e renomados mestres da arte-marcial, Soke Hirokazu Kanazawa, morreu aos 88 anos. O anúncio da morte ocorreu por meio da Federação Internacional de Karatê Shotokan (Skif, sigla em inglês). Sensei Kanazawa foi aluno do mestre Gichin Funakoshi, considerado o “Pai do karate moderno”.

No anúncio, a Skif não informa o motivo da morte e diz que o funeral será restrito à família. “A despedida oficial da Skif está marcada para acontecer durante o 7º Seminário Internacional”, comunica a nota. O evento ocorrerá em Tóquio, Japão, em março de 2020, quando Kanazawa participaria enquanto instrutor ensinando técnicas da arte.

Nascido em Iwate, no Japão, Kanazawa praticou judô durante a infância, chegando a alcançar o 2º dan da faixa preta. Quando mais velho, mudou-se para Takushoku para estudar karatê na universidade da cidade com o mestre Masatoshi Nakayama, um dos principais alunos de Funakoshi.

Graduando-se em 1956, quando passou no exame de faixa para o 3º dan e nas provas para ser instrutor, Kanazawa foi campeão no primeiro Campeonato de Karatê do Japão (JKA, sigla inglês). Na oportunidade, ele havia fraturado a mão direita, mas ainda assim participou da competição, pois sua mãe tinha viajado apenas para vê-lo. Não querendo desapontá-la, venceu todas as lutas usando apenas a mão esquerda.