Confira 5 invenções de Leonardo da Vinci aperfeiçoadas depois da morte do mestre italiano
Projetos continuam relevantes mesmo depois de cinco séculos da morte do inventor e artista italiano
Após 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, as invenções do mestre continuam sendo estudadas por cientistas e curiosos. O italiano morreu em 2 de maio de 1519 na França e deixou inúmeros cadernos com anotações de projetos que nunca foram publicados ou se tornaram realidade.
Além do gosto pela arte, que o fez virar um dos maiores pintores da história, Leonardo tinha interesse pela natureza, pela anatomia e pela engenharia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO Online reuniu cinco invenções do artista que viraram realidade após anos no papel.
1. Viola organista
Também fascinado pela música e pela propagação do som no ambiente, Da Vinci escreveu pelo menos 10 folhas sobre a viola organista. O projeto misturava características de instrumentos de teclas e de cordas para criar um novo. Slawomir Zubrzycki, pianista polonês, se propôs a construir a viola organista. O músico demorou três anos para conseguir reproduzir as ideias de Leonardo. Algumas das informações foram escritas em códigos ou espelhadas, dificultando o plágio de suas ideias. O resultado do trabalho do polonês foi finalizado em 2013.
2. Canais de Navigli

Os canais artificiais de navegação que viraram atração turística em Milão, na Itália, foram projetados inicialmente por Leonardo. Para permitir uma melhor circulação de pessoas, produtos e aperfeiçoar o sistema de saneamento da Cidade, Da Vinci pensou em barragens tecnológicas para a época com o objetivo de criar uma espécie de “cidade ideal”. Atualmente, os canais reúnem visitantes nas noites de Milão.
+ Leia mais: Refazendo os passos de um gênio
3. Tanques de guerra

Da Vinci inventou uma estrutura que seria construída em cima de uma base móvel capaz de fazer giros de 360º, com exterior blindado. Dentro dela poderiam ficar até oito pessoas escondidas operando armas de guerra. O desenho foi considerado um dos primeiros esboços do que viria a ser o tanque de guerra.
4. Paraquedas

O italiano é considerado um dos precursores na invenção do paraquedas. De acordo com seus desenhos, o objeto seria feito de pano e com formato piramidal. Ele teria armação rígida, diferente dos paraquedas atuais, que podem ser dobrados e guardados. O objetivo da criação era diminuir a velocidade da queda de locais altos. Em 2000, o paraquedista britânico Adrian Nicholas testou a invenção, que funcionou normalmente.
5. Ponte Golden Horn

Projetada por Da Vinci para ser de pedra, a ponte foi construída 500 anos depois com madeira e aço. É localizada na Noruega e foi adaptada para construção pelo arquiteto Vebjørn Sand. Originalmente a ponte teria sido pensada para Constantinopla, atual Istambul, na Turquia. Ela não foi construída na época pela complexidade do projeto de Leonardo não ser compatível com os recursos disponíveis.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente