Participamos do

Identidade de Banksy pode ter sido revelada

Durante entrevista, artista reforçou a teoria que a identidade do famoso grafiteiro pertence a Robert DEl Naja, vocalista da banda Massive Attack
15:45 | Jun. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O produtor musical e DJ Goldie pode ter revelado a identidade do grafiteiro Banksy durante uma entrevista para o podcast “Distraction Pieces”, apresentado pelo artista de hip hop Scroobius Pip. Na conversa, Goldie deu a entender que o famoso artista de rua seria Robert Del Naja, vocalista da banda Massive Attack.
 
[SAIBAMAIS]
 
A suposta revelação foi feita enquanto Goldie falava sobre como o grafite havia se tornado rentável pelo mundo da arte, apesar de ainda sofrer rejeição.

"Me dê uma bubble letter (tipo de letra, em geral, desprezada pelos artistas contemporâneos), coloque em uma camiseta, escreva 'Banksy', e estamos feitos. Podemos vender (...) Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo", afirmou o músico.
 
A imprensa britânica considerou a declaração uma “escapulida” que reforça a teoria de que Del Naja seja a verdadeira identidade de Banksy.

Del Naja, também conhecido como 3D, e Goldie são amigos e trabalharam juntos fazendo grafite nos anos 1980.
 
Suspeita
A teoria que aponta a relação de Banksy com Robert ganhou força no ano passado, quando o jornalista Craig Williams disse ter confirmado a identidade do grafiteiro depois de cinco meses de investigação. Craig chegou à conclusão de que o grafiteiro não é uma pessoa e sim um grupo, liderado por Del Naja.

Em seu trabalho, o jornalista argumenta que grafites de Banksy apareceram em locais onde a banda de Robert se apresentou. Uma obra foi encontrada em Melbourne, na Austrália, um mês depois de um show em 2003. Outros seis grafites surgiram em São Francisco, nos Estados Unidos, também um mês após a dois shows da Massive em 2010.

O vocalista chegou a negar a informação do jornalista: "Uma boa história, mas infelizmente não é verdadeira". "Ele (Banksy) é um amigo, foi a alguns dos shows (do Massive Attack). É só uma questão de logística e coincidência", disse Del Naja à época.

Além da “coincidência”, Banksy ilustrou a capa do livro de Del Naja, “3D and the Art of Massive Attack”, lançado neste ano.
 
O artista
Banksy é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil costumam fazer críticas de conteúdo social. Uma dos trabalhos recentes do grafiteiro foi um mural inspirado no Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia. O trabalho foi encontrado em Dover, ponto britânico mais próximo ao continente europeu, no último dia 7 de maio.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente