Irã: Rohani reitera transparência em negociações
Rohani fez os comentários em pronunciamento a um grupo de médicos e especialistas em energia nuclear, em uma aparente tentativa de conter a objeção de setores mais conservadores à possibilidade de concessões ao Ocidente em troca do relaxamento de sanções.
"Se o mundo busca boas relações com o Irã, ele precisa escolher o caminho de aceitar os direitos iranianos, respeitando nossa nação e nossos cientistas", declarou Rohani. "A nação iraniana nunca buscou armas de destruição em massa, pois não as considera legítimas", prosseguiu ele. "Não temos nada para mostrar a nossos interlocutores além de transparência", acrescentou.
O Irã negocia um acordo com o grupo de seis potências formado por Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Originalmente, as partes têm até julho para buscar um acordo definitivo sobre os rumos do programa nuclear iraniano.
EUA e Israel acusam o Irã de desenvolver em segredo um programa nuclear bélico. O governo iraniano nega a acusação, assegura que suas usinas atômicas têm fins estritamente pacíficos de geração de energia elétrica e já declarou em diversas ocasiões que não pretende interromper suas atividades nucleares. Fonte: Associated Press.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente