Morre a atriz Shirley Temple aos 85 anos; a estrela mirim de Hollywood
O canal ABC News informou que a atriz morreu na segunda-feira, 10, à noite ao lado da família e de amigosA lendária atriz americana Shirley Temple, que foi a atriz mirim mais famosa da história de Hollywood, faleceu aos 85 anos.
O canal ABC News informou que a atriz morreu na segunda-feira, 10, à noite ao lado da família e de amigos.
Trajetória
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineDe acordo com o site oficial de Shirley Temple, ela estrelou 14 curtas-metragens e 43 longas-metragens – a maioria deles antes de completar 12 anos de idade. Sua carreira foi de 1931 a 1961, mas seu último grande filme foi "A kiss for Corliss" (1949).
Segundo informações do site G1, entre 1935 e 1938, a atriz foi campeã de bilheteria nos Estados Unidos, batendo produções com grandes estrelas hollywoodianas, como Clark Gable, Bing Crosby, Robert Taylor, Gary Cooper e Joan Crawford.
Depois de deixar o cinema, Shirley Temple foi delegada dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1969 e 1970, e embaixadora. Serviu em Gana (1974-1976) e na antiga Tchecoslováquia (1989).
Shirley Temple foi ganhadora do primeiro "baby Oscar" – uma estatueta com metade do tamanho de um Oscar normal –, entregue em 1935. A distinção era um prêmio especial dado a atores-mirins por seus papéis. As crianças não competiam com adultos nas várias categorias da premiação.
Em 1960, a atriz ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1992, foi homenageada pelo National Board of Review, Em 2006, recebeu um prêmio especial pelo conjunto da obra doo Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG).
Em 1972, Shirley Temple foi diagnosticada com câncer de mama. Foi uma das primeiras celebridades a falar abertamente sobre a doença. Numa seção de perguntas e respostas em seu site oficial, ela responde sobre como superou o problema. "A alternativa é pior, se você não faz nada a respeito. Eu acreditei em meu médico e em Deus", afirmou. Também deu conelhos a outras mulheres: "Não fique em casa e não tenha medo. Vá ao médico e faça um exame".
[VIDEO1]
Redação O POVO Online
com informações da AFP
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente