AFP - Strauss-Kahn cancela visita ao Parlamento Europeu
BRUXELAS, 21 Mar 2012 (AFP) - A visita de Dominique Strauss-Kahn ao Parlamento Europeu programada para 27 de março foi cancelada após os protestos de vários eurodeputados, anunciou uma fonte parlamentar.
O nome do ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi retirado da lista de convidados da conferência "Lições da crise econômica mundial". Entre os participantes estarão o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, e o ex-presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.
"DSK anunciou que cancelará a visita à conferência da UE40", escreveu o eurodeputado Alexander Alvaro em sua conta no Twitter.
O convite a Strauss-Khan provocou duras críticas de alguns eurodeputados, que reclamaram com o presidente do Parlamento, Martin Schulz.
Entre as maiores críticas da visita estavam as socialistas Veronique De Keyser e Zita Gurmai, além de Isabelle Durant, do Partido Verde.
"Em nome de nossa luta a favor da dignidade das mulheres, somos contrárias a este convite", escreveram em uma nota.
Dominique Strauss-Kahn, 62 anos, deve comparecer a um tribunal de Lille em 28 de março para responder a acusações de cumplicidade com uma rede de proxenetismo no caso do hotel Carlton e pelo crime de desvio de fundos.
No mesmo dia acontecerá a primeira audiência no processo civil por agressão sexual iniciado contra Strauss-Kahn, em Nova York, pela camareira Nafissatou Diallo.
O processo civil acontece depois que a promotoria abandonou as acusações penais de agressão sexual.