Prefeitura inaugura reforma do Café Java na praça da Academia Cearense de Letras
Solenidade ocorreu neste sábado, 26, com a presença de autoridades e anúncio de concurso para novos membros da "Padaria Espiritual"
A entrega da reforma da praça da Academia Cearense de Letras (ACL) aconteceu na manhã deste sábado, 26, no centro de Fortaleza. Autoridades como o prefeito Evandro Leitão e o presidente da academia compareceram à solenidade.
A cerimônia iniciou às 11h38min, com os discursos do presidente da casa, que exaltou a importância do Café Java para a população fortalezense do século XIX, e do prefeito Evandro Leitão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A reforma foi executada pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), da Secretaria Municipal de Governo (Segov), e contou com investimento estimado em R$ 900 mil, conforme informações do órgão.
Além da nova praça, foi apresentado ao público pela primeira vez o novo Café Java, que funcionará no local, administrado pela ACL. Apesar da novidade, o espaço ainda não está em funcionamento.
A inauguração ocorreu cerca de quatro meses após a data estipulada pela prefeitura no fim do ano passado. A previsão era de que o espaço fosse entregue até o dia 17 de dezembro, de acordo com o então prefeito Sarto Nogueira, que visitou as obras em novembro de 2024.
Novo Café Java iniciará suas atividades em breve, anuncia ACL
Apesar da novidade, o novo Café Java ainda não está em funcionamento e a data para o início das atividades será anunciada em breve.
“O Café está aberto, a intervenção física, agora cabe à ACL estabelecer a programação de horários e conteúdo”, detalhou Ricardo Guilherme.
O local foi construído com estrutura em alvenaria e piso em porcelanato. Para receber os clientes, o espaço é equipado com cozinha, copa e balcão de atendimento.
Cafezinho, dona Helena? Conheça 10 charmosas cafeterias em Fortaleza
Para o escritor, a volta do Café, além de ser um espaço de conversação e literatura, se coloca em uma perspectiva de criticidade e sagacidade. Há uma intenção da ACL de promover uma programação com concursos de poesias, música, apresentações de dança, recitais e rodas de conversa.
Em 1887, o Café Java foi inaugurado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A história do estabelecimento foi marcada por artistas e escritores da Cidade, com realização de saraus, eventos de música e encontros culturais no espaço.
Foi ali onde nasceu Padaria Espiritual, um movimento literário que surgiu no fim dos anos 1890, fundado por artistas e intelectuais cearenses, como Antônio Sales, Lívio Barreto, Rodolfo Teófilo e Temístocles Machado.
ACL promoverá concurso para os novos membros da “Padaria Espiritual”
Com o intuito de promover a literatura no novo espaço da ACL, será realizado em breve um concurso para eleger os novos membros da “Padaria Espiritual”. A informação foi confirmada pelo presidente Tales de Sá Cavalcante e pelo detentor da cadeira 33 da academia, o escritor e professor Ricardo Guilherme.
A eleição para os 29 “padeiros” será voltada para alunos do ensino médio da rede pública. “É uma tentativa de incluir neste espaço uma nova geração”, afirma Ricardo.
Ricardo Guilherme assume a cadeira 33 na Academia Cearense de Letras; LEIA
Evandro Leitão comenta sobre as intervenções com as populações de rua em Fortaleza
Em seu discurso na solenidade de inauguração da praça da ACL, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) comentou sobre as intervenções que a prefeitura vem realizando durante o mês de abril com a população em situação de rua.
As intervenções têm passado por polêmicas nos últimos dias. Ontem, 25, moradores do viaduto da avenida Borges de Melo denunciaram que foram coagidos a derrubarem suas moradias, mediante pagamento em dinheiro.
Já na manhã deste sábado, 26, a Prefeitura de Fortaleza realizou a remoção forçada de famílias. Os moradores relataram perdas de pertences e que o tempo para conseguir alternativas de moradia é insuficente.
Enquanto isso, Evandro afirma que a prefeitura está acompanhando a situação das pessoas, auxiliando a retornarem para suas famílias ou buscar um local para morar. O governante ainda afirmou que estas são as primeiras intervenções das "diversas que serão feitas" e citou locais como a Praça dos Leões e a Praça do Ferreira, localizadas no Centro, como as próximas áreas em que a prefeitura irá atuar.
Com informações de Raquel Aquino.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente