Paredão é apreendido e dono é solto após fiança de R$ 5 mil em Fortaleza
Fiscalização da BPMA registrou nível do som estava acima do permitido após medição apontar 101,7 decibéis (dB) aproximadamente sete metros da fonte poluidora
Um paredão de som foi apreendido pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) após constatar ocorrência de poluição sonora. O caso foi registrado nessa sexta-feira, 19, durante um evento no bairro Autran Nunes, em Fortaleza. O dono do equipamento foi preso por crime de poluição sonora e liberado após pagamento de fiança de R$ 5 mil.
Os agentes militares constataram que o nível do som estava acima do permitido. Os policiais utilizaram um sonômetro para aferir o nível e, na fiscalização, a medição registrou 101,7 decibéis (dB) a aproximadamente sete metros da fonte poluidora.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Ceará terá mais de 6 mil policiais por dia durante feriado da Semana Santa e Tiradentes
Conforme o BPMA, um nível considerado prejudicial à saúde humana. O dono do paredão chegou apresentar licença especial de autorização sonora emitida pelo município. No entanto, o documento permitia níveis de até 70 dB até as 22 horas e 60 dB entre 22 e 6 horas.
O valor registrado na fiscalização ultrapassava os limites estabelecidos. O homem teve um auto de infração por crime ambiental lavrado no local. O infrator foi conduzido ao 32º Distrito Policial, onde foi instaurado inquérito e arbitrada fiança.