Programa inclui jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho
Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, três participantes do programa receberam os kits pedagógicos como forma de celebrar o projeto
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) firmou parceria, nesta segunda-feira, 7, junto à Secretaria da Proteção Social (SPS), com objetivo de incluir profissionalmente jovens em situação de vulnerabilidade. O programa Primeiro Passo, que é iniciativa da SPS, vai proporcionar à 14 jovens, a oportunidade de ingressar como jovens aprendizes e iniciar suas carreiras profissionais.
O projeto vai oferecer aulas teóricas e prática supervisionada, durante 16 meses. Serão 1.280 horas no programa, com a remuneração sob responsabilidade da Reframax Engenharia, empresa parceira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Guilherme Magalhães, superintendente da Agefis, falou sobre a importância do papel da gestão pública na formação da população.
“Esses jovens têm muito a nos ensinar. A história de vida de cada um pode transformar inclusive a dos servidores. Nada supera o estudo. Esse é o caminho para alcançar objetivos que ninguém pode tirar”, afirmou Guilherme.
O secretário-executivo da SPS, Ecildon Filho, elogiou o programa Primeiro Passo, e projetou mais de 26 mil jovens impactados no ano de 2025.
"O Primeiro Passo é transformador: 30% dos jovens aprendizes acabam contratados pelas empresas. O conhecimento adquirido aqui ninguém tira. Vocês já são vencedores por abraçarem essa oportunidade”, destacou.
24 mil jovens foram qualificados no ano de 2024
Ecildon afirmou que 24 mil jovens foram qualificados no ano de 2024, mostrando o sucesso do programa.
Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, três participantes do programa receberam os kits pedagógicos como forma de celebrar o projeto.
“Desde o começo fiquei esperançoso de conseguir o trabalho e poder estudar, fazer faculdade. Não é porque é difícil hoje que sempre vai ser”, disse Juan, um dos integrantes.
“Queria muito essa oportunidade. Acho que vai me ajudar a crescer bastante”, contou Vitória, de 14 anos, outra integrante.
O programa Primeiro Passo também tem participação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), da Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Ceará (SRT/CE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Ministério Público do Ceará (MPCE).