Cearense viraliza ao compartilhar retorno de restaurante do pai em Fortaleza
Em publicação na rede social, Isabel Andrade pediu ajuda dos internautas para a divulgação do novo empreendimento do pai
A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de muitas pessoas ao redor do mundo. Com a família de Isabel Andrade não foi diferente: o pai, dono de um restaurante construído há 30 anos no bairro Maraponga, em Fortaleza, precisou arcar com a maior parte dos gastos durante o lockdown.
Inicialmente, explica a cearense, acreditavam que o período de isolamento duraria apenas 15 dias — “por isso, fechamos o restaurante e deixamos passar”. Mas os 15 dias viraram 30 e, em seguida, dois anos já tinham se passado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Meu pai tentou negociar o aluguel, mas sem sucesso. O delivery não estava sustentando o restaurante e na época ele tinha cerca de 35 funcionários”, relata Isabel ao O POVO. “Assim que fechamos, papai continuou pagando todos”.
Quando o pai, Gilberto Holanda, percebeu “que não havia mais jeito”, fechou o empreendimento e precisou dar a rescisão a todos os funcionários. “Como não havia mais dinheiro, ele vendeu a casa. Claro, não conseguiu arcar com todos os custos de demissão, estragou insumos e afins”, diz.

Com o fim da pandemia, o patriarca tentou reabrir na rua Benjamin Brasil, mas a tentativa “não deu muito movimento”.
“Pela idade avançada do papai, ele ficou com muita dificuldade de fazer essa parte de marketing, que hoje em dia é o essencial. E, pela despesa, não havia como pagar uma pessoa do marketing, nem impulsionar”, explica.
A última decisão de Gilberto Holanda, no entanto, foi a responsável por inspirar a decisão da filha de usar as redes sociais para ajudá-lo: reabrir o restaurante “Costela” na avenida Santos Dumont, vendendo o próprio carro para construir o local.
“Mas não está dando resultado e ele se desesperou, porque, enfim, é a fonte de renda dele e da nossa família”, desabafa.
Jovem é aprovada em Medicina após enfrentar câncer e perder o pai no dia da prova | SAIBA MAIS
Cearense compartilha retorno de restaurante do pai: pedido viralizou na web
Usando o seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Isabel Andrade compartilhou com os internautas a história do pai e os percalços na pandemia. O resultado? Mais de 2 milhões de visualizações na postagem original.
“Estava conversando com meu marido sobre a preocupação do meu pai, o medo dele ter que fechar outro restaurante e não ter fonte de renda”, relembra. “Então, ele me deu a ideia: ‘amor, porque você não posta no Twitter? Às vezes o pessoal compartilha e ajuda na movimentação’. E assim eu fiz”.
Em conversa com O POVO, Isabel afirma que “não imaginava de jeito nenhum” toda a repercussão. Entre os comentários recebidos, muitos fortalezenses apresentaram relatos sobre o antigo restaurante "Costela" de Gilberto Holanda, na Maraponga.
“Muita gente da cidade compartilhando relatos, falando que iam quando criança, que conheceu o noivo na ‘Costela’, que fez o chá de bebê lá, que era o restaurante favorito do falecido avô”, diz.
“Eu fiquei muito emocionada. Fora que atingiu gente de outras cidades e até mesmo países. Achei incrível. A rede social às vezes surpreende para o bem”, revela.
Aniversário de Fortaleza terá homenagens, inaugurações e programação descentralizada | VEJA
Mas e a reação do pai com a nova popularidade? “Na verdade, alguns conhecidos dele enviaram o post pra ele, que me ligou pra entender do que se tratava (ele não sabia direito o que é Twitter), e também não usa o Instagram (ele até tem uma conta, mas não usa)”, diz Isabel.
“Ele ficou muito emocionado com todas as mensagens, e ficou muito espantado positivamente com a entrevista. Ele é muito tímido, mas ficou bastante animado. Disse que está bastante esperançoso!”, completa.
O novo empreendimento da família está localizado na avenida Santos Dumont, 6945, no bairro Papicu.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente