Ceará registra chuvas em mais de 100 municípios nesta quinta-feira, 3; confira a previsão

Maiores acumulados foram observados nas regiões do Cariri, Litoral do Pecém, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana

08:46 | Abr. 03, 2025

Por: Gabriele Félix
Fortaleza registra chuva na manhã desta quinta-feira, 3 (foto: AURÉLIO ALVES)

O Ceará registrou chuvas em pelo menos 100 municípios entre as 7 horas dessa quarta-feira, 2, e o mesmo horário desta quinta-feira, 3.

Os maiores acumulados se concentraram nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Litoral do Pecém, conforme dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As maiores chuvas foram observadas nas cidades de Quixelô (70 mm), Aurora (57 mm), Ipaumirim (56 mm), Assaré (52,2 mm), Nova Olinda (48 mm), São Gonçalo do Amarante (48 mm) e Antonina do Norte (45,6 mm). Em Fortaleza, até às 10h50min desta quinta-feira, o maior acumulado foi de 10,2 mm.

Na tarde de quarta-feira, 2, a Funceme emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas mais intensas em algumas regiões cearenses até às 10 horas desta quinta-feira, 3.

Veja a previsão do tempo

De acordo com a Funceme, a previsão para esta quinta-feira, 3, é de céu nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões. Os maiores acumulados são esperados no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. As demais regiões devem registar chuvas isoladas.

As chuvas desse período são influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre fevereiro e maio.

Por causa desse fenômeno, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente fortes, no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité e no norte do Sertão Central e Inhamuns.

No Cariri e na região Jaguaribana, a convecção local poderá provocar chuvas rápidas durante a madrugada. Já à tarde, os eventos de chuva devem se concentrar na porção noroeste do Estado.

Atualizado às 10h50min