Serviços gratuitos serão oferecidos para pets e tutores em Fortaleza neste sábado, 5
Ação acontece no Dia Mundial dos Animais de Rua, mas o atendimento a este público será em outro momento, conforma a Prefeitura de Fortaleza. Atendimentos no sábado são de 8h30min às 11h30min
No sábado, 5, animais domésticos e tutores podem ter acesso a serviços gratuitos em Fortaleza. Ação na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, contará com vacinação, orientações veterinárias, distribuição de acessórios, vermifugação, adoções, orientações sobre saúde bucal para os pets e distribuição gratuita de ração.
SAIBA MAIS | O poder dos pets no nosso bem-estar
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A programação ocorrerá das 8h30min às 11h30min. A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Smpa), será responsável pela condução do evento.
Segundo a pasta, a iniciativa acontece durante o Dia Mundial dos Animais de Rua, data importante que propicia a realização de ações específicas.
Esclarece, portanto, que os trabalhos envolvendo cachorros e gatos abandonados serão feitos em outro momento.
Cerca de 40 mil animais estão em situação de rua em Fortaleza
Em outubro de 2023, cerca de 40, 8 mil animais vivem em situação de rua na Capital. O levantamento é da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem- Estar Animal (Coepa).
A pesquisa Animais em Condição de Vulnerabilidade (ACV), do Instituto Pet Brasil (IPB), revela que a população animal em situação de risco aumentou, pelo menos, 125% no País. De 2018 para 2020, os bichanos nessa condição expandiram de 3,9 milhões para 8,8 milhões nacionalmente.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que cerca de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no País. Abandonar animais é uma prática considerada crime, conforme a Lei Federal 9.605/98, e definida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como maus-tratos aos animais.
A pena é reclusão de 2 a 5 anos, com multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Em março de 2025, 39 bichos de estimação foram vacinados contra a raiva em Fortaleza
Dia Nacional dos Animais, comemorado anualmente em 14 de março, também teve programação. Na Clínica Veterinária Jacó, no bairro Passaré, administrada pela Prefeitura, 39 pets, sendo 19 gatos e 20 cachorros sadios, foram imunizados com a vacina antirrábica.
Dos 14 testes de calazar feitos no "dia D", apenas um testou positivo. Para conseguir o benefício, era preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço dos cuidadores.
Segundo Alice Gonçalves, veterinária da Clínica, a quadra chuvosa influencia, normalmente, na ocorrência das viroses, como parvovirose, cinomose, verminose, leptospirose, que podem ser transmitido para os bichanos.
Conforme Camila Campos, veterinária da Prefeitura, os cães que procuram atendimento público, geralmente, apresentam doenças como calazar, cinomose e erliquiose, além de problemas relacionados à gestação, como piometra e hemometra.
Serviço
Prestação de serviços no Dia Mundial dos Animais de Rua
- Quando: neste sábado, 5
- Horário: das 8h30min às 11h30min
- Onde: Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz (avenida Desembargador Moreira com avenida Antônio Sales, Dionísio Torres) - Fortaleza (CE)
- Entrada: evento gratuito
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente