Frequentadores relatam descaso com Praça Argentina Castelo Branco, em Fortaleza

Frequentadores relatam descaso com Praça Argentina Castelo Branco, em Fortaleza

Populares apontam problemas como lixeiras quebradas, pisos irregulares e sujeira; prefeitura afirma ter realizado serviços de limpeza e zeladoria no local

Frequentadores da Praça Argentina Castelo Branco, no bairro de Fátima, em Fortaleza, reclamam de problemas na estrutura do equipamento, como lixeiras quebradas, pisos irregulares e sujeira. Prefeitura afirma ter realizado serviços de limpeza e zeladoria no local e diz que está fazendo um levantamento para identificar "as demandas de manutenção e reparo" dos espaços públicos da região. 

Local costuma ser frequentado por um público diverso, sendo possível observar desde crianças brincando até adultos praticando atividades físicas ou passeando com filhos e cachorros. O POVO esteve na praça na quarta-feira passada, 5, e falou com alguns dos populares que estavam presentes na ocasião. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Sarto Vasconcelos, 62, vende livros no espaço há pelo menos dois anos. Próximo das 17 horas ele encosta o carro perto da calçada para montar o estande, mas não mostra satisfação com o que encontra.

Comerciante aponta para as duas lixeiras próximas de onde fica e mostra que uma delas está quebrada. Ao entorno dos objetos de concreto, materiais como copos e sacos plásticos se misturam com as folhas que caem das árvores." Eles (gestores) acham que tá tudo as mil maravilhas", frisa o livreiro. 

Alfredo Bessa, 58, é professor de educação física e costuma dar aulas na praça. Enquanto espera pela chegada dos alunos, ele reclama do piso desigual do equipamento, que varia entre partes altas e baixas.

Segundo profissional, uma mulher já chegou a cair em razão do desnível e a desmaiar após bater a cabeça no chão. Idosos que caminham ou passeiam no local também já teriam tropeçado por conta do piso. 

"(Outro) Grande problema dessa praça é que as vezes, por exemplo, aqui o lixão agora tá vazio, mas passa de dois três meses sem (o serviço de recolhimento) vir recolher, aí fica um monte de lixo", diz ainda. 

Prefeitura realiza ação de limpeza e manutenção do espaço 

O POVO também observou na última quarta que havia uma árvore caída no chão da praça, o que segundo frequentadores teria acontecido durante o fim de semana de Carnaval, em meio as chuvas registradas. 

Em nota, a Prefeitura, via Secretaria Executiva Regional (SER) 4, informou que nessa quinta-feira, 6, equipes estiveram na Praça Argentina Castelo Branco realizando serviços de limpeza e zeladoria no espaço.

"Em relação à árvore caída, o serviço de recolhimento também foi iniciado pela equipe que atua no local. Sobre as lixeiras danificadas, a SER 4 reforça que já solicitou a substituição dos equipamentos danificados, visando garantir melhores condições de uso para a população", destacou órgão. 

"A Regional 4 esclarece ainda que a gestão municipal está realizando um levantamento completo dos espaços públicos sob sua responsabilidade para identificar as demandas de manutenção e reparo. A Praça Argentina Castelo Branco está incluída nesse mapeamento e as melhorias necessárias serão executadas de acordo com o cronograma e a disponibilidade de recursos", completa.

Já em relação à coleta domiciliar de resíduos nas ruas do entorno da praça, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou "que o serviço ocorre normalmente, feito porta a porta, às terças, quintas e sábados, no período noturno" e frisou que " a conservação dos espaços públicos é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população".

Confira nota da Prefeitura na íntegra

"A Secretaria Executiva Regional (SER) 4 informa que atua de forma contínua na manutenção e limpeza das praças e demais áreas públicas da região. Nessa quinta-feira (06/03), equipes estiveram na Praça Argentina Castelo Branco, no Bairro de Fátima, realizando serviços de limpeza e zeladoria no espaço. Em relação à árvore caída, o serviço de recolhimento também foi iniciado pela equipe que atua no local. Sobre as lixeiras danificadas, a SER 4 reforça que já solicitou a substituição dos equipamentos danificados, visando garantir melhores condições de uso para a população.

A Regional 4 esclarece ainda que a gestão municipal está realizando um levantamento completo dos espaços públicos sob sua responsabilidade para identificar as demandas de manutenção e reparo. A Praça Argentina Castelo Branco está incluída nesse mapeamento e as melhorias necessárias serão executadas de acordo com o cronograma e a disponibilidade de recursos.

A Prefeitura destaca ainda que a conservação dos espaços públicos é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. Por isso, orienta que permissionários e frequentadores evitem o descarte irregular de resíduos e coloquem o lixo apenas nos dias e horários de coleta. Para registrar solicitações de serviços públicos, os fortalezenses podem ligar para o telefone 156 ou por meio das Centrais de Acolhimento das Secretarias Regionais".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar