Renascer 2025: saúde do papa Francisco une orações de fiéis em retiro
Renascer, tradicional retiro de Carnaval da comunidade Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, ocorre até a quarta-feira de cinzas
Orações pela saúde do papa Francisco marcaram a edição de 2025 do Renascer, tradicional retiro de Carnaval da comunidade Comunidade Católica Shalom em Fortaleza. O segundo dia do evento, esta segunda-feira, 3, foi permeado de momentos de silêncio, preces e celebração eucarística dedicados à melhora do pontífice, internado por problemas respiratórios.
Realizado de forma gratuita no ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres, o Renascer teve início no domingo de Carnaval, 2 de março. Apesar do dia dedicado ao papa, a figura de Francisco está sendo rememorada durante toda a extensão do evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O santo padre é mostrado constantemente em telões e esteve presente em homilias e demais momentos de oração. Até mesmo uma hashtag (#eurezopelopapa) foi levantada, em uma integração da Igreja com as redes sociais.
Segundo padre Vitor, um dos organizadores do evento, o foco é “natural”. Ele explica que a afetividade para com o papa vem da própria natureza do cargo, que significa “pai”. “Nosso pai está enfermo, quem não rezaria pelo seu pai? E ainda mais um papa tão amado e tão querido como o papa Francisco”, comentou. Além disso, o pároco recordou que o próprio Shalom nasceu “aos pés” de outro pontífice: João Paulo II.
Para os membros do Shalom a presença de uma grande quantidade de fiéis intercedendo por uma razão em comum é capaz de produzir feitos efetivos. “Essa atitude de fé, que sobe ao céu, atinge misteriosamente. Não entendemos como isso acontece, mas misteriosamente atinge nosso querido papa Francisco”, comentou Padre Vitor.
Outros fiéis fizeram comentários semelhantes. Celma Maria Silva, 61, disse ser consagrada há 17 anos e considerar a adoração em conjunto “diferente”. “É como diz o fundador, tem graças que o senhor só derrama quando está todo mundo junto”, comentou.
Segundo ela, assim, a reunião é uma “oportunidade para interceder” pelo papa. “Acreditamos que Deus vai realizar um milagre na vida dele”, disse.
Michelle Oliveira, 45, estava acompanhada da filha, Maria Sara, 10 anos e da sogra, Carmozita Oliveira. Citou o evento como um meio de “renovação da esperança”, de modo geral.
Ela se emocionou levemente ao ouvir menção ao papa. No entanto, disse: “Sempre a enfermidade tem algo a nos ensinar. Sempre nos fortalece de alguma forma”. E acrescentou, assim como os demais: “Quando a gente reza junto e intercede pelo outro, Deus faz uma obra em nós e nele. Existe um grande mistério”.
Confira mais imagens do evento, abaixo:
Renascer atrai jovens, adultos e idosos
O espaço Paulo Sarasate mantinha uma grande variedade de público, ainda que uma configuração geográfica se mostrasse: o espaço interno era de comoção mais “tímida”. As pessoas, em geral, eram mais velhas e conversavam após a adoração, sentados nas cadeiras. Havia ainda uma presença de crianças, acompanhadas dos pais.
Já os jovens, ao menos no momento da manhã, se reuniram do lado externo. Cantavam, “rimavam” e brincavam juntos. Maria Raiane, 25, e Josué Gonçalves, 22, estavam em um grupo deles, conversando entre si.
Os dois disseram ter muito tempo de Shalom: Josué, tem a religião na família, mas teve “a experiência com o espírito santo” há uma década. Maria, por outro lado, ingressou por conta própria há sete anos.
Eles relataram fazer parte do “pastoreiro”, que consiste no cuidado a outros jovens. “A gente ta servindo como servos de seminário a quelas pessoas que se abrem para a graça de deus”, comentou Raiane.
Sobre a saúde do papa, ambos consideraram as orações uma forma de auxílio. Josué alegou que “até nas angústias do nosso santo padre, somos capazes de contemplar a ação de Deus na vida dele. Temos ciência de que tudo o que ele enfrenta é meio de salvação”.
Maria Raiane elencou a situação como “complicada”, mas comentou: “Deus fala, se um ou mais estiver reunido em meu nome, ele está no meio de nós. Se tanta gente está intercedendo pelo papa, ele está escutando nossa prece”.
Gigantesca convenção católica
A estrutura do evento chama a atenção. O ginásio transformou-se em uma verdadeira convenção católica para todos os gostos. Desde a entrada, há a distribuição de abanadores e panfletos. A música já invade de imediato. Em seguida, as vendinhas de comida e livros introduzem o visitante aos poucos ao universo cristão.
A parte de dentro circula do palco principal, com um enorme telão de led - exibidor das letras das músicas e das imagens dos homenageados, como o papa. Equipes de filmagem fazem os registros, compartilhados quase em tempo real nas redes sociais.
A força das redes impactou nos próprios fiéis, que filmavam a adoração com uma mão, enquanto levantavam a outra, em louvor.