Pokémon, Magic e Yu-Gi-Oh!: O que é TCG e onde encontrar para jogar em Fortaleza
TCG é sigla para 'Trading Card Games', ou Jogo de Cartas Colecionáveis, no português. Alguns dos mais populares são Pokémon, Magic The Gathering e Yu-Gi-Oh!
Na madrugada do sábado, 18 de janeiro, Matheus Falcão, 24, estava na ‘Laje do Nomads’, uma das festas mais movimentadas do bairro Benfica, em Fortaleza, quando recebeu uma notificação: "você pode abrir um pacote de booster". Ele abriu e recebeu as seguintes cartas: um Exeggcute, um Larvesta, um Rapidash, um Swirlix e um Aerodactyl ex, uma carta rara. Sorte dele.
As cartas são referentes ao jogo 'Pokémon TCG Pocket', uma versão simplificada do jogo de cartas lançado em 1996 feito para dispositivos mobile. O game foi lançado no segundo semestre de 2024 e já conta com mais de dez milhões de downloads na Google Play. "Eu conheci através de um amigo, mas o que me fez baixar o jogo mesmo, foi que comecei a ver muita coisa sobre ele no TikTok. Eu abria o aplicativo e de 10 vídeos, cinco eram sobre Pokémon TCG".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Fiquei muito hypado. Gosto muito dessas coisas de abrir cartinha. Tanto que eu nem batalho, jogo mais para colecionar mesmo", continua.
O que são TCGs?
TCG é sigla para 'Trading Card Games', ou Jogo de Cartas Colecionáveis, no português. Pokémon TCG, com o qual Matheus teve contato, é um de vários outros jogos. Alguns dos mais famosos são Magic The Gathering, Yu-Gi-Oh! e, mais recentemente, Hearthstone, que é 100% digital, não possui cartas físicas.
Os TCGs são diferentes de jogos de cartas tradicionais, como Truco, Paciência e Poker. "São jogos mais particulares, em que as cartas são impressas para um jogo específico. Muitas vezes eles são baseados em franquias multimídias, como Pokémon, que vem dos videogames, e Yu-Gi-Oh!, que vem de um mangá", explica Kendall Nagi, doutorando em mídia, cultura e linguagem na University at Albany, localizada em Nova York, nos Estados Unidos.
"Mas, nem todos os TCGs são associados a franquias. Muitos são baseados em esportes. Tem jogos de cartas de baseball e futebol americano, por exemplo", continua.
Nagi é autor do estudo "Coração das Cartas: A Estrutura Social Subjacente da Comunidade de Yu-Gi-Oh!", publicado em 2021 pela Northern Illinois University. Um dos pontos de análise, como o próprio nome do estudo indica, é a sociabilidade criada a partir das comunidades de jogadores. Pessoas se conhecem e viram amigas por conta dos jogos.
"Na minha cidade natal, por exemplo, tinha um Gameshop [rede de lojas especializada em vender jogos, consoles e acessórios para videogames] que era um ponto de encontro da comunidade. As famílias tinham o costume de levar as crianças para jogar Pokémon", recorda.
Willian Vlad, gestor de eventos na Dominaria, loja de Fortaleza, localizada no bairro Benfica, especializada em jogos de tabuleiro e de cartas, destaca que "o fator social é muito presente dentro dos Card Games. É necessário, na verdade. A todo momento você vai estar se relacionando com outras pessoas".
De acordo com ele, as comunidades também possuem um ecossistema próprio e funcionam de forma distinta, a depender do jogo. "Até porque cada Card Game tem uma proposta diferente que acaba atingindo públicos diferentes".
TCGs são espaço de competição e recreação
Os TCGs costumam ter espaço para públicos distintos e que procuram por coisas diferentes. Alguns só querem se divertir. Outros querem competir. No formato competitivo, os TCGs funcionam quase da mesma forma que um esporte. Lojas, autorizadas pelas empresas donas dos jogos, organizam competições oficiais e reúnem os jogadores.
Algumas dessas competições, nem todas, são classificatórias: o jogador ganha a etapa local, vai para a nacional e, depois, para o internacional. É quase a mesma lógica do futebol: um time fica no topo da tabela do Brasileirão, vai para a Libertadores e, caso ganhe, segue para o mundial.
Uma das lojas que realizam torneios é a Dominaria. "A gente pega as janelas de datas, definidas pelas empresas donas dos jogos, e organizamos da melhor forma possível ao longo dos meses. Nisso, os jogadores vêm para cá competir, consomem os produtos e isso meio que mantém as comunidades vivas", detalha Vlad.
Outro aspecto importante dos TCGs é o colecionismo. Matheus, aquele do começo do texto, teve contato com o Pokémon TCG pela primeira vez ainda na infância. Ele teve mais contato com as próprias cartas do que com o anime e com os jogos de videogame da franquia. Mas, nunca as usava para batalhar. "Eu gostava era de comprar, abrir e ver a carta", lembra.
Cartas podem valer milhões de dólares
Em maio do ano passado, uma carta de Magic the Gathering, um dos TCGs mais populares, foi leiloada por US$ 3 milhões. A venda, referente a carta Black Lotus, foi a mais cara da história para um produto do tipo. A carta chegou ao valor ser extremamente rara. Ela foi impressa apenas algumas vezes, no início da existência do jogo, em 1993.
"O colecionismo é tão importante quanto o lado competitivo", ressalta Vlad. "No caso do Magic, algumas das cartas se tornam bastante caras porque elas jogam muito, tem um poder competitivo muito grande. Elas costumam ser cartas muito fortes".
"No caso do Pokémon, as cartas são muito caras porque elas têm pouca tiragem e são muito difíceis de se abrir, de você tirar elas em algum pacote. Então, a raridade, a estética e a coleção em que saiu, torna o valor dela mais cara. Atualmente, todos os Card Games, sem exceção, tem um marketplace nacional, a Liga, que junta todas as lojas do Brasil que vendem produtos oficiais. Os valores são pareados de acordo com esse marketplace", detalha.
Formato ainda é pouco estudado
Só em 2024, os TCGs movimentaram mais de US$ 6,46 bilhões, de acordo com um estudo de mercado da Verified Market Research (VMR). Pelo número, dá para ter uma noção da quantidade de pessoas que consomem os produtos e participam das comunidades. Apesar disso, a modalidade ainda é pouco estudada academicamente.
O estudo de Nagi é um dos poucos que abordam o formato. "Foi uma das dificuldades que eu tive enquanto produzia minha pesquisa. Não tem tantas pesquisas, ainda mais para o lado das ciências sociais. A maioria que encontrei eram pesquisas de mercado, o que até faz sentido".
"Eu acho que existem muitas coisas para se explorar, como os elementos criativos e educacionais no processo de montar um deck [conjunto de cartas usadas nas partidas], por exemplo. Também existem outras direções. Uma delas é o aspecto de gênero dentro dos jogos, que parecem ser dominados por homens, pelo menos no caso do Yu-Gi-Oh!. Seria interessante estudar como a masculinidade se expressa nesses espaços", adiciona.
Onde jogar em Fortaleza?
- Doninaria Cards & Games
- Endereço: R. Juvenal Galeno, 512 - Benfica, Fortaleza
- Funcionamento: segunda a domingo
- Horário: das 10h às 20h de segunda a sexta e das 8h às 10h nos sábados e domingos
- Telefone: (85) 3253-3940
- Balboa's Hobby Games
- Endereço: R. Maria Tomásia, 208 - Aldeota, Fortaleza
- Funcionamento: quarta a domingo
- Horário: quarta e quinta das 15h às 21h, sexta e sábado das 15h às 22h e nos domingos às 15h às 20h
- Telefone: (85) 3122-1429
- Redzone Cards e Games
- Endereço: Av. Edilson Brasil Soares, 770 - Segundo piso, Sala 3 - Edson Queiroz, Fortaleza
- Funcionamento: quarta a sábado
- Horário: das 14h às 20h30
- Telefone: (85) 3085-2577
- SpellCard
- Endereço: Av. João Pessoa, 5834 - Piso 1 - Couto Fernandes, Fortaleza
- Funcionamento: quarta a domingo
- Horário: quarta e quinta das 14h às 22h, sexta das 14h às 23h e sábado e domingo das 10h às 19h
- Telefone: (85) 9 9609-5882
- Taverna do Dragão
- Endereço: R. 112, 110 - Timbo, Maracanaú
- Funcionamento: sexta a domingo
- Horário: sexta das 15h às 19h e sábado e domingo das 15h às 18h
- Telefone: (85) 9 9674-3280
- HackCards&Games
- Endereço: Shopping Iandê - Av. Carlos Jereissati, 750 - lojas 67,68 - Jereissati I, Maracanaú
- Horário: segunda a sábado
- Telefone: (85) 9 8788-8508
- Endereço: Shopping Iandê - Av. Carlos Jereissati, 750 - lojas 67,68 - Jereissati I, Maracanaú
- Reboot Comic Store
Realiza torneios e eventos de Pokémon go, TCG e vídeo game. Vende materiais oficiais.
Endereço: Shopping Benfica: Seg. a Sáb: 10h às 22h // Dom: 13h às 21h.
Telefone: (85) 98827.2429
Atualizada às 08h07 de 06/03/2025
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente