Para evitar inundações, moradores revezam abertura manual de bueiro há 14 anos

Para evitar inundações, moradores revezam abertura manual de bueiro há 14 anos

Moradores do Condomínio Vila de Iracema fazem plantão diário para abrir manualmente o bueiro, que se fecha todas as vezes que a maré sobe, a cada seis horas

Em época de chuva, Fortaleza sempre lida com bairros e ruas que sofrem com os alagamentosEm denúncia feita ao O POVO, os moradores do Condomínio Vila de Iracema (rua dos Tabajaras, número 138, na Praia de Iracema) relataram que há anos enfrentam um problema grave de inundações recorrentes.

Segundo a síndica do condomínio, Rosa Keller, alagamentos já ocorriam no trecho com a rua Almirante Tamandaré, exatamente na esquina em que prédio está, mas que a situação se agravou a partir de 2010, após uma reforma no calçadão realizada pela então prefeita na época, Luizianne Lins.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A obra teria aterrado uma área da praia em que está localizado um bueiro, impedindo o escoamento adequado da água. Os prejuízos são diversos, como veículos boiando nas inundações e curtos-circuitos que queimam bombas d'água, além da necessidade constante de obras no subsolo para tentar minimizar os danos.

Os moradores afirmam que a comunidade se reveza mantendo um plantão diário para abrir manualmente o bueiro, que se fecha todas as vezes que a maré sobe, a cada seis horas. "Isso é atribuição da prefeitura. Pagamos tantos impostos e não recebemos nenhuma solução", desabafam.

“É cruel quando inunda aqui com maré alta. Porque a onda joga areia e a gente puxa, tendo que ir umas três a quatro pessoas (juntas), porque uma (pessoa) só não dá conta. Nessa noite eu passei mal, sabe? Porque as pessoas que foram lá (abrir o bueiro) não estavam dando conta. Eu fiquei com muito medo, e me deu um nervoso tão grande que eu passei mal aqui no prédio”, diz a síndica.

Moradores do condomínio Vila de Iracema reclam que há 14 anos tem que abrir bueiro na praia para não sofrer inundações(Foto: Divulgação/Comunidade Williane)
Foto: Divulgação/Comunidade Williane Moradores do condomínio Vila de Iracema reclam que há 14 anos tem que abrir bueiro na praia para não sofrer inundações

Na comunidade do Poço da Draga, a situação também é crítica. Os condôminos confidenciam que a comunidade próxima vive sem água potável e sem rede de esgoto, além de terem suas casas invadidas por águas contaminadas durante o inverno, ocasionando até na perda de móveis.

Apesar das diversas reclamações, os moradores afirmam que a prefeitura é omissa. Segundo eles, foram enviados diversos ofícios para a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) ao longo dos anos, além de pedidos diretos a autoridades, como o atual prefeito Evandro Leitão, que visitou a região acompanhado da Defesa Civil. No entanto, até agora, nenhuma providência foi tomada.

Rosa Keller diz que o problema chegou a ter uma solução autorizada durante a gestão do ex-prefeito José Sarto, pela qual uma obra de reforma do calçadão incluía serviços para resolver a questão das inundações.

No entanto, a intervenção foi suspensa na atual gestão. "O engenheiro da obra nos disse que o atual prefeito decidiu não fazer", informa a síndica.

Questionada se houve alguma solução proposta ou executada pelas gestões passadas, Keller desabafou que chegou a “aproveitar” os eventos do “Pão e Circo” para falar pessoalmente com Ferrúcio Feitosa, mas que recebeu "apenas um sorriso e nada mais".

Contatada pela reportagem, a Seinf informou, por meio de nota, que enviará uma equipe técnica ao local. Também ressaltou que a pasta está desenvolvendo um projeto técnico de engenharia para resolver definitivamente os problemas de alagamentos causados por ocupações irregulares, cujas fundações interceptam e obstruem a calha principal do Riacho Pajeú.

O POVO também contatou a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Regional 12, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Assim que recebermos novas informações, a matéria será atualizada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

alagamento alagamento após chuva em Fortaleza rua dos tabajaras bueiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar