Vistoria de carros de transporte por aplicativo começa em 6 de março em Fortaleza; veja calendário

Veículos serão organizados para atendimento conforme final da placa; primeiros a serem vistoriados serão automóveis com placa encerrada com o numeral um

15:45 | Fev. 20, 2025

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: idade máxima para que o carro opere com aplicativos na cidade é de 10 anos (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A vistoria anual dos carros utilizados para transporte por aplicativo em Fortaleza terá início no próximo dia 6 de março. Realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a análise irá observar a conservação dos pneus, do sistema elétrico, da carroceria, entre outros quesitos.

A ordem de chamada dos veículos será organizada a partir da placa de cada automóvel. Em março, deverão comparecer à sede da Etufor os carros com placa finalizada no numeral um, em abril os de número dois e assim por diante até dezembro, quando serão observados os finalizados em zero.

Para realizar a vistoria, é necessário que o proprietário do veículo marque a vistoria e pague a taxa de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, que pode ser emitido durante o agendamento no site da Etufor.

O comprovante de quitação deverá ser apresentado na sede da Empresa, em data marcada para a visita.

Além dos quesitos já citados, a Etufor também irá observar se a identificação do veículo obedece o padrão de tamanho máximo 14cm x 14cm, fixado no vidro traseiro do carro com a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Confira calendário de vistorias conforme placas:

  • Março: placas de final 1
  • Abril: placas de final 2
  • Maio: placas de final 3
  • Junho: placas de final 4
  • Julho: placas de final 5
  • Agosto: placas de final 6
  • Setembro: placas de final 7
  • Outubro: placas de final 8
  • Novembro: placas de final 9
  • Dezembro: placas de final 0