Missa campal no Parque Rio Branco aborda proteção ao meio ambiente
Celebrado no terceiro domingo de cada mês, o evento ecumênico é inspirado na atuação do Papa Francisco e faz alusão ao Jubileu da Igreja Católica
Inspirado pelas reflexões do papa Francisco, o Movimento Igreja em Saída busca oferecer uma abordagem cristã mais ampla, promovendo uma Igreja mais próxima da realidade dos fiéis, especialmente aqueles que estão distantes dos espaços tradicionais de culto.
Para isso, realiza uma missa campal todo terceiro domingo de cada mês. A de fevereiro acontece na manhã deste domingo, 16, no Parque Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao longo de 2025, em comemoração ao Jubileu da Igreja Católica, as celebrações têm como tema central “Peregrino de Esperança”, e a cada mês uma reflexão ligada ao Ano Santo é escolhida para orientar a pregação.
Em fevereiro, o foco da missa é a Ecologia Integral, um tema frequentemente abordado por papa Francisco em suas mensagens. Em alusão ao tema, a celebração iniciou por volta das 9 horas com uma procissão de mudas, que serão doadas ao final do evento, firmando compromisso com a preservação ambiental. A saúde do pontífice também foi lembrada e colocada nas intenções de oração.

Missa Campal reúne cerca de 100 pessoas
Cerca de 100 pessoas participam da celebração, que também contou com uma encenação teatral apresentada pelos membros da Comunidade Católica Shalom.
Durante a apresentação, uma integrante da comunidade jogou um vaso no chão, seguido por papéis picados e pedaços de plástico, simbolizando a transformação da Terra, "em um verdadeiro lixão", como alertado na encenação.
O público presente, em sua maioria, foi composto por pessoas idosas. O evento foi realizado ao ar livre no meio do parque, fora das áreas destinadas aos pedestres, permitindo uma maior proximidade com a natureza. Além disso, a missa contou com a presença de um intérprete de libras, tornando a celebração mais inclusiva.
Com informações do repórter Mateus Brisa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente