Homem é preso suspeito de participar de linchamento no Centro de Fortaleza
Vítima foi agredida por mais de uma hora. Rivalidade entre facções e a vítima ter quebrado o vidro de um carro foram citados pelo suspeito como motivações para o crime
Um homem teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia realizada nesta quinta-feira, 13, após ser autuado em flagrante por participar de um linchamento na madrugada da última terça-feira, 11, na avenida Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza.
Conforme Auto de Prisão em Flagrante (APF), cerca de seis criminosos agrediram um homem que vivia em situação de rua por mais de uma hora. Ele, que ainda não foi identificado formalmente, morreu no local do crime.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A 4ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apurou que a vítima foi atingida por chutes, murros, pisões, apedrejamento e pauladas.
"[...] O lesado foi atingido na cabeça (houve afundamento do rosto), costas, braços e pernas (quebradas por seus algozes), o que evidencia a truculência e crueldade do flagranteado e seus consortes na execução desse bárbaro crime”, descreveu a juíza Adriana da Cruz Dantas, que presidiu a audiência de custódia.
Câmeras de vigilância identificaram que a sessão de espancamento teve início à 1h27min e terminou às 2h44min. As imagens também mostram, conforme a Polícia Civil, que Raylan da Costa Sousa, de 24 anos, foi um dos homens que participaram do crime. Ele foi preso horas após o linchamento.
Raylan reconheceu que era ele um dos homens que aparecem nas gravações agredindo a vítima. Entretanto, ele afirmou em depoimento que foi coagido a participar do linchamento.
Na oitiva, o suspeito afirmou que os agressores disseram que o crime foi motivado por a vítima ter quebrado o vidro do carro de uma mulher e por ele, supostamente, ser integrante da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). No local do homicídio, prevalece a facção Comando Vermelho (CV).
As investigações continuam para identificar outros suspeitos de envolvimento no crime.