Observatório da Ponte dos Ingleses tem corrimão danificado e interditado ao público

Observatório da Ponte dos Ingleses tem corrimão danificado e interditado ao público

Corrimãos da entrada principal foram consertados na sexta-feira, 31, mas alguns ainda apresentam fragilidade

Parte dos corrimãos da Ponte dos Ingleses, conhecida também como Ponte Metálica, encontra-se danificado, deixando o acesso ao observatório interditado ao público. O equipamento foi reinaugurado em agosto de 2024, após cerca de seis anos fechado para reformas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), os corrimãos da entrada da ponte foram consertados na última sexta-feira, 31. Os equipamentos haviam sido retirados do chão e estavam soltos. 

O POVO visitou o local na manhã desta terça-feira, 4, e constatou que os aparelhos que receberam consertos estavam chumbados e bem fixados no chão.

No entanto, os corrimãos próximos ao observatório estavam quebrados e os que ficam localizados ao lado da entrada principal apresentavam fragilidade, apresentando apenas parafusos, que os mantinham em pé.

Em nota, a Seinf afirmou que ao longo desta terça-feira uma nova equipe técnica seria enviada ao local para avaliar as condições dos demais equipamentos e realizar os reparos necessários. O retorno sobre a avaliação seria dado nesta quarta-feira, 5.

 

Consciência e zelo da população

Para o personal trainer Edinardo Felipe, 25, é preciso uma consciência de zelo populacional, além da realização de obras mais seguras: “A questão de infraestrutura poderia ser bem melhor. Penso até mesmo na questão de turismo, já que aqui recebe muitos turistas e eles se deparam com essa situação”. 

O ciclista Ernesto Morais,  25, chegou a ir à ponte antes e depois da reforma principal, e observou que, apesar da qualidade de outros pontos do lugar, os corrimãos estavam se deteriorando, além de serem quebrados: “Isso é triste, porque é algo para a gente, e ver que outras pessoas não dão um devido valor me deixa sem entender”.

O estudante Pedro Miranda, 15, compartilha do mesmo sentimento. “É desgastante para todos. Fica parecendo que Fortaleza é um lugar mal cuidado. Precisamos valorizar mais esses espaços”, comenta.

Ponte dos Ingleses: relembre o início das obras até a entrega de reforma

  • 2018:

A Ponte dos Ingleses foi interditada em 2018, em decorrência ao perigo estrutural apresentado pelas vigas comprometidas.

  • 2019:

O Governo do Ceará divulgou projeto arquitetônico e de reparo. A Prefeitura de Fortaleza assinou um acordo junto ao Governo do Estado para participar da restauração da ponte.

  • 2021:

Na primeira etapa das obras, em janeiro de 2021, foram recuperados todos os pilares e vigas que servem para a sustentação da ponte. A obra foi concluída com nove meses de atraso e a estrutura recebeu serviços de concretagem, restauro e manutenção preventiva.

Também foram retirados pisos e feita a demolição de estruturas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A Prefeitura ficou responsável pela recuperação da estrutura.

  • 2022:

Em julho de 2022, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) rescindiu o contrato com a ganhadora da licitação: a ABTEC Engenharia LTDA, alegando que a construtora descumpriu cláusulas contratuais.

Após sete meses, uma nova licitação foi feita e a empresa IGC Empreendimentos Imobiliários LTDA saiu como vencedora do certame. A companhia assinou contrato com o governo para dar início às obras.

  • 2023:

Após paralisação nas obras no ano de 2022, em julho de 2023 o ex-prefeito José Sarto afirmou que a Prefeitura de Fortaleza assumiria integralmente pela realização da obra.

A requalificação era de responsabilidade do governo e não possuía uma data para ser retomada.

  • 2024:

Em fevereiro de 2024, a Prefeitura assinou um contrato para a nova fase de reforma da Ponte. A O K Empreendimentos Construções e Serviços foi responsável por assumir a obra, que estava orçada em R$ 3.252.483,28.

Em 25 de agosto último a Ponte foi reaberta ao público e contou com a presença de secretários municipais, políticos e da população.

 

Nesta quarta-feira, 5, a Seinf enviou a seguinte nota: "A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informa que a Ponte dos Ingleses não apresenta problema estrutural. Após visita técnica realizada na última terça-feira (4/2), foi constatado que os corrimãos quebrados são resultado de ações de vandalismo ou mal-uso. Os reparos dos novos corrimãos serão concluídos até o fim da próxima semana."

 

Atualizada às 22h43 de quarta-feira, 5 de fevereiro

(Colaborou Bárbara Mirele, especial para O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar