Prefeitura de Fortaleza quer colocar ar-condicionado em todas as salas de aula da rede municipal

Atualmente, 15% das salas são climatizadas na rede. Evandro falou ainda sobre a extensão do Passe Livre Estudantil

No lançamento do ano letivo de 2025 da rede municipal de ensino, realizado nesta quinta-feira, 30, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou que todas as salas de aula deverão ter ar-condicionado nos próximos quatro anos. Hoje, conforme o gestor, 15% dos cômodos possuem climatização. O chefe do executivo da Capital destacou ainda as intenções em melhorar as condições estruturais das escolas, do fornecimento da merenda escolar e também sobre o Passe Livre Estudantil. 

"Queremos ser uma referência na Educação do Brasil, com ótimos profissionais. Referência também em estrutura física para os nossos alunos, com todas as salas climatizadas. Nós temos 15% da nossa rede de escolas que são climatizadas. Nós queremos chegar ao final dos nossos quatro anos com toda a rede climatizada. E isso proporcionando uma melhor condição de trabalho para os nossos profissionais e também para os nossos alunos", destacou. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para o titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar, a projeção do prefeito em climatizar 100% das salas de aula é uma decisão pioneira. "Poucos locais do Brasil têm isso, eu digo quase nenhum. Então isso é muito importante. Ele está olhando para a condição melhor do trabalho. Tem sala de aula que três da tarde ninguém consegue assistir aula, isso é uma demanda antiga, isso é histórico. Tem 30, 40 anos que as pessoas pedem isso", afirmou.

Ainda conforme Idilvan, será preciso olhar também para outros espaços da escola, como as salas de professores e de atendimento especializado. "São essas vertentes prioritárias, valorizar o salário e na condição do trabalho. E foi isso o tema que nós colocamos ontem para todas as escolas discutidas na Semana Pedagógica", detalhou. 

Nesta semana, foi aprovado reajuste de  6,27% no piso salarial para 2025, seguindo o ajuste nacional para os docentes da educação básica.

Conforme o gestor, a rede municipal teve o acréscimo de 2.500 matrículas para o ano letivo 2025.

Passe Livre Estudantil

Questionado sobre a ampliação do Passe Livre Estudantil para os fins de semana, Evandro Leitão pediu paciência e destacou que recebeu a gestão municipal com diversas inadinplências.

"Seria irresponsabilidade da minha parte se a gente dissesse que seria agora, nos próximos meses que nós iríamos implantar. Mas é o que eu posso dizer, é que todos os meus compromissos de campanha eu irei honrar. E o passe livre estudantil, a extensão durante os finais de semana, eu também irei implantar. Peço só um pouquinho de paciência", explicou.

Mais informações em instantes 

Com informações de Gabriele Félix/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar