Incêndio atinge apartamento no bairro Varjota, em Fortaleza
Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada e conseguiu controlar as chamas. Duas mulheres inalaram fumaça e foram atendidas pelo Samu. Não há registros de vítimas fatais
Um incêndio atingiu apartamento localizado em um edifício residencial na rua Pedro Rufino, no bairro Varjota, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado na madrugada desta quarta-feira, 29, por volta das 2h25min, para conter as chamas. Duas mulheres inalaram fumaça e foram atendidas pelo Samu.
Ao chegar no local, os Bombeiros constataram que os moradores do apartamento atingido pelo fogo, no 10º andar, já haviam evacuado o imóvel. De acordo com os militares, a rápida propagação da fumaça teria impedido os moradores de tentar conter o fogo, fazendo-os optar por sair do local em segurança.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As equipes do Corpo de Bombeiros atuaram de forma integrado para isolar o foco de incêndio e garantir a ventilação adequada para o ambiente. Em seguida, foi dado início ao trabalho de rescaldo, com o objetivo de extinguir os focos remanescentes.
A origem das chamas foi controlada, sem que o fogo se propagasse para outras unidades. Por fim, o local foi inspecionado pelos agentes para evitar reignição, situação em que o incêndio já combatido retorna, quando brasas e focos de incêndio não são encontrados.
Os Bombeiros informaram, em nota, que a suspeita é de que um ventilador em funcionamento no interior do apartamento teria entrado em curto-circuito e dado início às chamas.
Incêndio na Varjota: moradoras apresentaram sintomas de inalação de fumaça e foram atendidas no local
Durante a ocorrência, os Bombeiros informaram que duas mulheres residentes do 9º andar, pavimento inferior ao apartamento que foi atingido pelo incêndio, apresentaram sintomas de inalação de fumaça.
As duas vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e receberam os primeiros cuidados ainda no local, sendo encaminhadas para uma avaliação médica complementar em uma unidade de saúde. Não houve registro de feridos graves ou de vítimas fatais.
A arquieta Tatiana Medina, 47, moradora do 5º andar, conta que não ouviu o alarme de incêndio soar durante o ocorrido, porque estava dormindo no quarto. A arquiteta foi avisada pela irmã e pela mãe, que moram no 9º andar do mesmo prédio e ligaram para ela informando sobre a situação. As três precisaram utilizar as escadas de emergência para evacuar o prédio.
Segundo o relato da moradora, os Bombeiros entraram no prédio pela janela da casa da mãe dela para poder acessar o andar de cima com a água, onde o fogo teria iniciado. A arquiteta conta ainda que o edifício tem uma reserva para incêndio mas que, durante a ocorrência, ela não funcionou e, por isso, os militares precisaram trazer a água de fora.
De acordo com Tatiana Medina, as pessoas que estavam no apartamento que pegou fogo também dormiam no quarto com o ar-condicionado ligado e só perceberam a situação quando a fumaça, que supostamente teria começo na sala, se espalhou pelo local.
"Quando a gente chegou lá embaixo, fizemos uma chamada. Os moradores se reuniram e cada um tentou se comunicar com quem não tava lá. Cada um olhou os moradores do seu andar e tentou se comunicar com quem não tava lá para poder tentar chamar", explica.
Ela conta que o prédio já foi liberado para a volta segura dos moradores, mas que o local está sem acesso a água e gás, que foi desligado e deve ser liberado após uma nova vistoria no edifício. Ainda não há previsão de retorno.
Incêndio na Varjota: Bombeiros orientam sobre medidas preventivas para evitar incêndios
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de adotar medidas preventivas para evitar acidentes domésticos semelhantes a esse, são elas:
- Evite ligar equipamentos elétricos em sobrecarga ou com fiação danificada
- Desligue aparelhos eletrônicos antes de dormir ou ao sair de casa
- Mantenha extintores de incêndio em locais acessíveis e verifique a validade regularmente
- Em caso de incêndio, priorize a evacuação segura e acione imediatamente o 193