Ator Jason Isaacs, o Lucius Malfoy, felicita residencial em Fortaleza por 100 dias sem homicídios

Intérprete de Lucius Malfoy, da saga Harry Potter, está em Fortaleza para participar do Sana 2025; 150 crianças da comunidade celebraram marca durante o evento geek

21:24 | Jan. 25, 2025

Por: Kleber Carvalho
Ator britânico Jason Isaacs, intérprete do bruxo Lucius Malfoy (foto: Reprodução/vídeo)

O ator britânico Jason Isaacs, intérprete do bruxo Lucius Malfoy, na saga de filmes Harry Potter, deu os parabéns ao residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, pela marca de 100 dias sem homicídios, atingida na última sexta-feira, 24. A congratulação foi feita na tarde deste sábado, 25, durante passagem do ator por Fortaleza para participar do Sana 2025.

O feito foi celebrado por 150 crianças do bairro, que exibiram uma faixa “território vivo: 100 dias sem mortes” em visita ao evento geek. Em breve vídeo divulgado por líderes comunitários, o ator celebra a ausência de homicídios com os dizeres “Parabéns Zona Viva Jangurussu”, ao lado dos pequenos fãs.

Veja:

Em 2024, o residencial foi palco de diversas atividades criminosas como homicídios, tiroteios e até mesmo uso de granadas. Entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, dois adolescentes neurodivergentes foram assassinados no local.

Ao todo, 13 mil pessoas moram no residencial. Devido à atuação de organização criminosa, deixam de ter acesso a serviços de saúde, asfalto e iluminação pública. A comunidade também não possui um CEP e há anos demandam o cerceamento de um bosque vizinho às casas, utilizado por membros de grupos criminosos para se esconder e surpreender facções rivais.

Como parte das comemorações pelos 100 dias sem homicídios, os moradores do residencial promoveram reunião com autoridades da área de segurança pública e vizinhos, para discussão dos problemas enfrentados diariamente.

Estiveram no encontro o tenente-coronel Leandro, comandante do Batalhão de Polícia Militar que atende a região e o secretário-executivo da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), major Messias Mendes.

Durante diálogo com a população, ambos ressaltaram a importância de medidas para além do policiamento no combate à violência, como a intervenção do Estado e Prefeitura na garantia de direitos básicos e cidadania.