Procedimento cardiológico inovador é realizado em homem com síndrome rara em Fortaleza
Síndrome rara aumenta o risco de arritmias que podem causar morte súbita. O paciente passou pelo tratamento no Hospital de Messejana
18:31 | Jan. 23, 2025

Um paciente com Síndrome de Brugada foi submetido a uma ablação por cateter de substratos arritmogênicos, procedimento cardiológico inovador feito no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria de Saúde (Sesa), localizado em Fortaleza. O procedimento ocorreu no último dia 15 de janeiro e foi realizado por uma equipe de arritmologia do hospital.
A doença aumenta o risco de arritmias potencialmente fatais e morte súbita, mesmo em pessoas sem sinais prévios de doença cardíaca. Arritmia cardíaca é uma condição que se caracteriza por batimentos cardíacos irregulares, rápidos ou lentos.
Pode ser assintomática ou manifestar sintomas como desmaios, tonturas, fraqueza, pressão baixa e confusão mental.
Para tratar a síndrome, foi realizada uma ablação por cateter de substratos arritmogênicos. O método consiste em localizar e cauterizar áreas específicas do coração responsáveis pelas arritmias através de cateteres.
Síndrome de Brugada: entenda o caso
O paciente é um homem de 38 anos, que foi encaminhado ao HM pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em setembro último. Ele sofria com episódios de desmaios e palpitações.
Ele foi diagnosticado com a síndrome durante a internação. Em outubro, ele recebeu um cardiodesfibrilador implantável (CDI), que é utilizado para detectar e tratar arritmias fatais.
Segundo o arritmologista e eletrofisiologista do Hospital de Messejana Ronaldo Távora, o paciente não deve esperar sintomas prévios. “É uma síndrome cujo primeiro sintoma pode ser uma morte súbita”, explica em nota enviada à imprensa.
Leia mais
Devido ao risco elevado de morte súbita, a síndrome é considerada um grande desafio na cardiologia. “Essa abordagem nos permite não apenas controlar os sintomas, mas também melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações graves no futuro”, afirma ele.
O tratamento foi planejado por um grupo de médicos especialistas de diferentes áreas da Cardiologia, que definiu a melhor estratégia para o controle da doença.
O procedimento é realizado sob anestesia geral e utiliza o mapeamento tridimensional para identificar as áreas que necessitam de cauterização, normalmente localizadas na superfície externa do coração.
De acordo com Ronaldo, o resultado no paciente foi excelente e ele apresentou melhora clínica e segue em recuperação, sob acompanhamento ambulatorial.
“O eletrocardiograma realizado imediatamente após o procedimento já apresentou uma melhora significativa em relação ao estado inicial. Isso indica que o paciente terá uma boa evolução e um desfecho favorável”, finaliza em nota enviada à imprensa.
Leia mais
-
Duas cobras são apreendidas em encomenda com destino a Juazeiro do Norte
-
Guarda Municipal de Fortaleza vai ganhar pelotões de patrulhamento para proteger equipamentos públicas, afirma secretário
-
Suspeito de matar motorista por aplicativo e filmar o crime é preso no Pici
-
Maior evento de adoção de animais do Ceará acontece no Sana 2025