Guarda Municipal de Fortaleza vai ganhar pelotões de patrulhamento para proteger equipamentos públicos, afirma secretário
A iniciativa é uma das promessas do prefeito Evandro Leitão (PT), durante as eleições municipais de 2024
22:47 | Jan. 22, 2025
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) vai ganhar pelotões de patrulhamento para proteger equipamentos públicos, como praças, areninhas, postos de saúde, escolas e paradas de ônibus, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Márcio Oliveira. As equipes serão distribuídas pelas regionais da Capital. A iniciativa é uma das promessas do prefeito Evandro Leitão (PT), durante as eleições municipais de 2024. As datas para a ação entrar em vigor não foram divulgadas.
"A gente vai expandir a ação da Guarda Municipal de forma bastante ordenada e sincronizada dentro das regionais", destaca Oliveira. "[O objetivo] é que a gente possa dar uma cobertura aos equipamentos públicos e, com isso, elevar a segurança na nossa Cidade".
Leia mais
No momento, a gestão analisa a atuação da força de segurança para entender a melhor forma de cobrir os equipamentos públicos com a estrutura que ela tem hoje. "A gente apresentou o projeto para o prefeito e ele aqueceu. Nos próximos meses a gente vai colocar em prática. Tenho certeza que a Cidade vai sentir a diferença da atuação da Guarda", detalha o secretário.
A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira, 22, durante a posse de Cristiane Fernandes para o cargo de diretora geral da GMF. Ela é a primeira mulher a assumir a posição.
GMF será liderada por uma mulher pela primeira vez
Na ocasião, Cristiane citou que a posse é um "momento histórico" e que é "mais do que uma conquista pessoal e profissional, este é um marco para todas as mulheres". A GMF tem 65 anos de existência e, somente agora, será comandada por uma mulher.
"Peço, mulheres, que lembrem, as barreiras dos desafios podem ser grandes, mas não são intransponíveis", ressaltou em discurso feito no evento.
A nova diretora geral está na guarda desde 2003 e acumula passagens relevantes no órgão, com atuação no Pelotão de Ronda Preventiva Escolar (Rope) e na Coordenadoria das Inspetorias Cidadãs (Coinsp).
Para a gestão, ela deseja realizar ações "onde o efetivo se aproprie do território de Fortaleza, sabendo onde se faz mais necessário a presença da guarda, falando com a comunidade e descobrindo formas de trabalhar integradas com as outras forças de segurança".
Ainda durante o evento, Evandro Leitão anunciou que 160 servidores serão convocados para a Guarda Municipal no dia 1° de fevereiro. Outros dois chamamentos devem ocorrer em 2026.
(Com informações de Gabriela Almeida e Kleber Carvalho)