Convocação de 160 servidores para a Guarda Municipal de Fortaleza ocorre em fevereiro

Anúncio foi feito pelo prefeito do Município, Evandro Leitão (PT), nesta quarta-feira, 22

20:18 | Jan. 22, 2025

Por: Gabriela Almeida
Servidores foram nomeados em dezembro passado (foto: FERNANDA BARROS)

Os 508 servidores que foram nomeados em dezembro último para compor a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) serão convocados em três etapas. No dia 1° de fevereiro próximo serão chamados 160 profissionais. Já os outros dois chamamentos devem acontecer no primeiro e segundo semestre de 2026. 

Anúncio foi feito pelo prefeito do Município, Evandro Leitão (PT), nesta quarta-feira, 22, durante cerimônia de posse de Cristiane Fernandes, primeira mulher a assumir o cargo de Diretora Geral da GMF.

Os servidores foram nomeados em dezembro último, ainda na gestão de José Sarto (PDT). Na ocasião, foram designados 508 profissionais para a Guarda Municipal e 38 enfermeiros para reforçar o atendimento no Instituto Doutor José Frota (IJF), que viveu uma crise devido a falta de insumos e equipamentos. 

Na solenidade de hoje, Leitão chamou a atitude de Sarto de "irresponsável", afirmando que o pedetista, que fez nomeação no fim de seu mandato, realizou ação para "prejudicar a gestão que iria assumir". 

Dessa forma, ele pontuou que de maneira "responsável" e evitando "maiores problemas no equilíbrio fiscal de Fortaleza" ele iria fazer a convocação desses profissionais em três etapas.

A primeira ocorre no dia 1° de fevereiro deste ano, quando 160 servidores serão convocados. Já no dia 1° de janeiro de 2026 serão chamados mais 160 profissionais. 

O chamamento de outros 188 guardas vai ocorrer em agosto do mesmo ano. "Eu trabalho dessa forma, não tem enrolação, não tem subterfúgio, é de forma transparente", destacou o petista na ocasião.