Jiboia é encontrada dentro de armário em escola de Fortaleza

O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira, 20, no bairro Aeroporto

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado para realizar o resgate de uma serpente encontrada no armário de uma escola no bairro Aeroporto, em Fortaleza. O caso aconteceu nessa segunda-feira, 20.

A equipe foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao chegar na instituição de ensino, os Bombeiros localizaram a serpente dentro de um dos armários.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O animal, identificado como uma Jiboia (Boa constrictor), foi resgatado com o auxílio de uma pinça mecânica e conduzido de volta ao habitat natural, longe da presença de humanos.

Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros afirma que ninguém ficou ferido. A Jiboia foi conduzida de volta à natureza sem apresentar sinais de lesões aparentes.

O que fazer ao avistar o animal silvestre?

Ao encontrar um animal silvestre em situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) devem ser acionados.

O Corpo de Bombeiros orienta que, nos casos de avistamentos de animais silvestres - animais não domesticados - o observador mantenha distância e atenção. A interação com o animal não é recomendada, pois pode causar estresse e desencadear comportamentos agressivos.

Os Bombeiros também recomendam que não alimentem esses animais, evitando que sua presença em áreas urbanas seja incentivada.

Para manter o ambiente seguro em caso de casas com rachaduras e aberturas que facilitem o acesso dos animais ao imóvel, é recomendado que esses espaços sejam cobertos, assim como portas e janelas sejam mantidas fechadas, especialmente em áreas próximas às áreas verdes ou terrenos baldios.


Confira alguns contatos úteis para realizar o resgate de animais

  • Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
    Telefone: 193
  • Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
    Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
  • Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
    Whatsapp Denúncia: (85) 98439.9110
    Telefone: (85) 3247.2630

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar