Lagoa da Maraponga: Prefeitura realiza visita técnica para definições sobre retomada da obra

Ação foi definida após uma reunião realizada entre as partes interessadas nesta segunda-feira, 20

20:04 | Jan. 20, 2025

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL- 17.01.2025: Lagoa da Maraponga sem manuntenção, abandonada, com mato alto, cerca quebrada, lixo e sem iluminação. (Foto: Aurélio Alves/Jornal O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

Equipes de engenharia da Prefeitura de Fortaleza e da Superintendência de Obras Públicas (SOP) vão fazer uma visita técnica a Lagoa da Maraponga, na Capital, na manhã desta terça-feira, 21. Ação deve nortear decisões administrativas sobre a retomada da obra do Parque Ecológico, suspensa há dois anos.  

Segundo informações da pasta do Governo, visita foi definida após uma reunião realizada entre as partes interessadas nesta segunda-feira, 20. Órgãos buscam fazer um levantamento da situação atual do espaço.

Depois do balanço, devem ser dados "encaminhamentos administrativos para" retomar o projeto. As obras de revitalização no local foram iniciadas em agosto de 2021, com investimento estimado em R$ 3 milhões.

Intervenções deveriam englobar 11 dos 31 hectares da Unidade de Conservação, delimitados pela avenida Godofredo Maciel, rua Suíça e o Condomínio Residencial Parque Maraponga.

No entanto, o contrato com a construtora responsável pelo início da obra foi rescindido em novembro de 2022, cerca de um ano após o início da mesma, o que levou o projeto a ser paralisado.

Mesmo com a interferência inacabada, o local ainda é utilizado pela população para fazer esportes, lazer e empreendimentos, mas é possível observar gradis e colunas de concreto do entorno da lagoa derrubados, além de águas estruturas quebradas no espaço, conforme O POVO apurou na última semana. 

Para dar continuidade ao projeto, Prefeitura e Governo do Ceará firmaram uma parceria. Entes ainda não divulgaram data para o recomeço das construções.