Emergência climática será tema da 1ª Conferência de Meio Ambiente de Fortaleza

Brasileiros ou brasileiras com idade igual ou superior a 16 anos podem participar da conferência e votar nos delegados

18:49 | Jan. 17, 2025

Por: Luíza Vieira
GUARAMIRANGA, CE, BRASIL, 24-08-2022: Imagens aereas de Guaramiranga. Projeto Mudanças Climatica, fomos a Guaramiranga para mostrar a ameaça a biodiversidade. (Foto: Aurelio Alves/ O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

A cidade de Fortaleza realiza, no próximo dia 24, a primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente, cujo tema será “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Uniparce) a partir das 13 horas.

A ocasião reunirá autoridades como o titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), João Vicente, e o secretário executivo da pasta, Isaac Andrade.

As Conferências Municipais do Clima fazem parte da primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e visam incentivar a participação social na definição de ações e propostas que apoiem a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

O evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seuma, é gratuito e segmentado em cinco temas principais: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.

O público interessado poderá se inscrever como ouvinte e integrar uma das equipes de trabalho na elaboração de propostas, além da possibilidade de se candidatar à eleição como delegado. Os eleitos serão designados para encaminhar as propostas elaboradas nas oficinas para a etapa estadual da conferência.

Apesar de ser a primeira conferência com contribuições destinadas à esfera nacional, Fortaleza dispõe de um Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (Forclima), que consiste em uma instância participativa responsável pela articulação das Secretarias municipais, setores empresariais, acadêmicos e sociedade civil. O Forclima já promoveu mais de 30 encontros relacionados à pauta climática e resiliência urbana.

Conferência municipal de Meio Ambiente

Durante o período de conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco segmentos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Brasileiros ou brasileiras com idade igual ou superior a 16 anos podem participar da conferência e votar nos delegados. Os municípios participantes podem sugerir até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos.

As sugestões priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão anexadas ao Caderno de Propostas que será discutido nas Conferências Estaduais.

Confira a programação

13h00 – 14h00 Credenciamento/Acolhimento
14h00 – 15h30 Solenidade de Abertura
15h30 - 15h50min: Coffe Break e direcionamento para as salas das oficinas.
15h50 - 17h30min: Oficina de Elaboração das Propostas com Grupos de Trabalho (GT) por Eixo Temático + seleção de propostas prioritárias.
17h30 - 18h30min: Retorno ao auditório e Apresentação das propostas (5 eixos).
18h30min: Encerramento.

Serviço

1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
Onde: Auditório da Unipace - Barbosa de Freitas, 2709 - Aldeota, Fortaleza.
Quando: 24 de janeiro de 2025
Horário: 13h às 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/imBqZiWYfGSvAQdC8