Suspeito é baleado durante diligências acerca da morte de PM no Pirambu
Homem apontou uma arma de fogo contra os agentes de segurança, que dispararam contra ele. Caso ocorreu por volta das 23h40min dessa quarta, 15, no próprio PirambuUm homem foi baleado na noite dessa segunda-feira, 15, no bairro Pirambu, em Fortaleza, durante diligências efetuadas pela Polícia Militar para localizar suspeitos da morte do subtenente Francisco Ricardo Silveira Neto, de 51 anos. Conforme a PM, o homem, que não foi identificado, fez menção de atirar contra os agentes de segurança, que, então, dispararam contra ele.
Em nota, a corporação afirmou que os PMs receberam “informações de inteligência relacionadas à morte do subtenente”. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com apoio do Comando Tático Motorizado (Cotam), foram até uma residência da rua São Raimundo, por volta das 23h40min. No local, depararam-se com indivíduos tentando fugir da abordagem policial pelos telhados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Em uma das residências, um homem foi flagrado portando uma arma de fogo e tentado fugir pelos telhados”, informou a PM. “Apesar da ordem para que largasse a arma, o suspeito desobedeceu e fez menção de atirar contra os policiais. Para cessar a injusta agressão, foi necessário o uso da força”.
Leia mais
O suspeito foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a uma unidade hospitalar, onde recebe cuidados médicos sob escolta policial.
Na ação, a PM apreendeu uma pistola Taurus, modelo PT 100, com a numeração suprimida, além de seis munições de calibre .40. A arma é de propriedade da PM do Pará.
“O caso foi encaminhado ao 24º Distrito Policial, onde o suspeito, que já responde duas vezes pelo o crime de tráfico de drogas, foi autuado, desta vez, por porte ilegal de arma de fogo”, afirmou a corporação.
Quatro pessoas teriam envolvimento na morte de subtenente
Também na quarta-feira, 12, mas mais cedo, um suspeito de envolvimento na morte do subtenente foi preso. Ele foi identificado como Ítalo Gabriel Barreto, de 18 anos. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele é apontado como a pessoa que conduzia o veículo utilizado no assassinato.
Esse carro, um HB20 que foi clonado, foi localizado na tarde desta quinta-feira, 16, no bairro Carlito Pamplona. Submetido a audiência de custódia, Ítalo teve a prisão preventiva decretada nesta quinta.
O POVO apurou que, pelo menos, quatro pessoas teriam envolvimento com o crime. Francisco Ricardo foi morto por volta das 4h30min, no momento em que saía de sua casa, de moto, para trabalhar. Na rua Dom Quintino, no bairro Pirambu, ele foi atacado pelos criminosos, que dispararam diversas vezes contra o subtenente. Os executores ainda cravaram uma faca na nuca dele.
Como O POVO mostrou na edição impressa desta quinta, Francisco Ricardo foi o sexto PM ou ex-PM mortos em menos de um ano em uma região que engloba os bairros Pirambu, Cristo Redentor, Carlito Pamplona e Barra do Ceará. (Colaboraram Jéssika Sisnando e Mirla Nobre)